Investigação Operacional

Objetivos

Introduzir os alunos de Licenciaturas em Engenharia à Investigação Operacional, que lida com a modelação e otimização de sistemas. Na área da Otimização estuda-se a Programação Linear. Em seguida, os alunos são introduzidos à Gestão de Projectos e à Teoria da Decisão. Finaliza-se a disciplina com a abordagem da Simulação e suas aplicações.

Caracterização geral

Código

10361

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Cristina Silva Correia

Horas

Semanais - 4

Totais - 52

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Os alunos deverão ter conhecimentos sólidos de Cálculo Matricial e de Probabilidades.

Bibliografia

1. F. S. Hillier e G. J. Lieberman, Introduction to Operations Research, 2015, 10ª Ed., McGraw-Hill.

2. Wayne L. Winston, Operations Research, 2003, Duxbury Press.

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

1 – Questões éticas

Qualquer fraude no processo de avaliação de conhecimentos implica a reprovação no corrente ano letivo (incluindo a Época Especial) e será participada ao Conselho Executivo para procedimento disciplinar. 

2 – Plataforma moodle

É obrigatória a inscrição de TODOS os alunos na plataforma moodle na página da unidade curricular. A plataforma moodle será utilizada para veicular todos os avisos mais importantes da unidade curricular, para a disponibilização de materiais, para a inscrição obrigatória em provas de avaliação e para a divulgação de resultados das avaliações.

3 – Frequência

É exigida Frequência a TODOS os alunos para poderem ser avaliados nesta unidade curricular.

Um aluno obtém frequência se assistir a pelo menos a 2/3 de todas as aulas práticas lecionadas. Os alunos com estatuto especial ou que obtiveram frequência no ano letivo anterior estão dispensados da comparência às aulas. 

4 - Método de Avaliação:

a)   Durante o semestre serão realizados dois testes de avaliação. Sejam CT1 e CT2 as classificações obtidas no primeiro e no segundo teste, respetivamente, numa escala de 0-10. Um aluno obtém aprovação se CT1+CT2 >= 9.5.

b) Os alunos não aprovados podem realizar em Época de Recurso um exame sobre a totalidade da matéria. Seja CE a classificação obtida neste exame, numa escala de 0-20. O aluno é aprovado se CE >= 9.5.

c) Os alunos aprovados em avaliação contínua poderão realizar exame de recurso com o objetivo de melhorar a sua classificação. É necessária a inscrição para melhoria de nota na Divisão Académica.

d)  Um aluno com uma classificação superior a 17 pode decidir entre ficar com a classificação final de 17 ou realizar uma prova complementar de defesa de nota.

 

Conteúdo

1.Programação Linear
1.1.Formulação de Problemas de Programação Linear
1.2.Algoritmo Simplex
1.3.Formulação Matricial. Algoritmo Simplex Revisto
1.4.Dualidade
1.5.Análise de Sensibilidade e Pós-Otimalidade

2. Gestão de Projetos
2.1.Método do Caminho Crítico (C.P.M.)
2.2.Gestão de recursos associados a um projeto
2.3.Redução da duração de um projeto
2.4.Técnica PERT

3. Teoria da Decisão
3.1.Critérios de decisão em Situação de Incerteza e em Situação de Risco
3.2.Decisões Sequenciais
3.3.Introdução à Decisão Multicritério

4.Simulação
4.1.Aspetos Técnicos da Simulação
4.2.Geração de Números Pseudo-Aleatórios
4.3.Aplicações

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: