Análise de Sinais
Objetivos
Após concluir a disciplina com aproveitamento o aluno será capaz de planificar a amostragem de sinais em tempo contínuo, analisar e manipular sinais tanto no domínio do tempo discreto como da frequência, aplicar estas técnicas a sinais biológicos.
A disciplina promove capacidades de iniciativa, espírito crítico, autonomia e de concretização.
Caracterização geral
Código
5289
Créditos
6.0
Professor responsável
Fernando José Almeida Vieira do Coito
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não existem requisitos obrigatórios.
Bibliografia
Documentos e acetatos sobre matéria teórica, prática e de laboratório disponibilizados no CLIP
F.Coito e M.D.Ortigueira, Análise de Sinais
M. D. Ortigueira, Processamento Digital de Sinais, Fundação Gulbenkian
Alan V. Oppenheim, Alan S. Willsky, Signal and Systems, Prentice Hall
K. Deergha Rao, Signals and systems, Springer International Publishing [disponível como documento electrónico através biblioteca]
Método de ensino
A disciplina está organizada em aulas teóricas e de prática-laboratorial. Nas aulas de laboratório os conceitos introduzidos na aula teórica são aplicados, primeiro de um ponto de vista analítico e, depois, através de trabalhos práticos. Cada sequência aula teórica+laboratório visa a compreensão de um tema.
Método de avaliação
A aprovação na disciplina de Análise de Sinais pode ser obtida através de uma de duas formas alternativas:
1. Média superior a 9.5 valores (escala 0-20 valores) na avaliação de 2 testes a realizar durante o semestre.
2. Realização de um exame final de recurso com nota mínima de 9.5 valores . A nota obtida no exame será a nota final da disciplina.
A disciplina não tem frequência. Todos os alunos que não tenham aprovação por testes poderão ir a exame final.
Tanto os testes como o exame terão duas componentes de avaliação: componente teórico-prática e componente laboratorial. A avaliação da componente laboratorial incidirá sobre o trabalho desenvolvido nas aulas de laboratório. Esta componente corresponde a 25% da avaliação (5 valores).
A frequência das aulas práticas de laboratório não é obrigatória. No final de cada aula prática será realizado um questionário sobre a actividade realizada na aula. Os alunos que responderem aos questionários nas aulas ficam dispensados de realizar a componente laboratorial dos testes correspondentes e do exame.
Para efeitos de consulta, os alunos poderão levar consigo para os testes e exame apenas uma folha A4. A folha A4 pode incluir qualquer matéria que o aluno considere útil, nomeadamente fórmulas, tabelas ou informação sobre os trabalhos laboratoriais. Telemóveis não serão permitidos.
Conteúdo
-
Introdução à análise de sinais
-
Amostragem de sinais
-
Sistemas discretos no tempo
-
Transformada Z
-
Análise de Fourier
-
Aplicações: Filtragem; Análise tempo-frequência