Empreendedorismo

Objetivos

Esta unidade curricular visa sensibilizar os estudantes para a importância da atitude empreendedora, de inovaçãoe de experimentação, bem como o desenvolvimento de competências sociais e técnicas de empreendedorismo para projetos inovadorese tecnológicos. A UC propõe-se motivar e preparar os estudantes  para empreender projetos inovadores nas empresas ou desenvolver startups de base tecnológica.

Caracterização geral

Código

10380

Créditos

3.0

Professor responsável

Ana Paula Ferreira Barroso, Aneesh Zutshi

Horas

Semanais - 2

Totais - 48

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Livros:

Paul Burns, (2010), "Entrepreneurship and Small Business: Start-up, Growth and Maturity", Palgrave Macmillan, 3rd Ed.

Shriberg, A. & Shriberg (2010), "Practicing Leadership: Principles and Applications", John Wiley & Sons, 4th Ed., USA.

Spinelli, S. & Rob Adams (2012). “New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century”. McGraw-Hill Higher Education; 9 Ed.

Thomas H. Byers, Richard C. Dorf, Andrew Nelson (2010) “Technology Ventures: From Idea to Enterprise”, 3rd Ed., McGraw-Hill Higher Education

Serão disponibilizados aos estudantesmaterial de apoio, como sejam, links, blogs, videos, sobre as várias matérias apresentadas.

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1. O começo: necessidades, oportunidades e desafios;

2. Definição da ideia e desenvolvimento da solução;

3. Proposta de Valor e Modelo de Negócio;

4. Análise Mercado e Plano de Marketing;

5. Elevator-pitch;

6. Estudo dos Fluxos Financeiro;

7. Plano de desenvolvimento;

8. Implementação e financiamento.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: