Economia e Mercados de Energia Elétrica

Objetivos

No final desta unidade curricular pretende-se que o estudante, cultivando o rigor científico, tenha adquirido conhecimentos fundamentais sobre mercados de energia elétrica e respetivos conceitos económicos associados, bem como o modo como a produção e o consumo de energia influenciam o meio ambiente. Pretende-se que o estudante adquira competências técnicas e científicas que lhe permitam, por exemplo, entender os fatores que determinam o preço da energia elétrica e ser capaz de participar na negociação de energia, entendendo os tipos de mercados existentes. A modelização do mercado e o teste de vários cenários também será uma componente a desenvolver na UC.
Paralelamente, pretende-se também desenvolver a comunicação oral e o trabalho em equipa dos alunos através da adoção de procedimentos adequados durante as aulas teóricas e práticas.

Caracterização geral

Código

12716

Créditos

6.0

Professor responsável

Anabela Monteiro Gonçalves Pronto

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Daniel S. Kirschen, Goran Strbac, Fundamentals of Power Systems Economics, John Wiley & sons, Ltd, 2004
Chris Harris, Electricity Markets: Pricing, Structures and Economics, John Wiley & sons, Ltd, 2006
Steven Stoft, Power System Economics: Designing Markets for Electricity, IEEE Press and Wiley Interscience, pp. 1−461, 2002.
Fernando Lopes, Helder Coelho, Electricity Markets with Increasing Levels of Renewable Generation: Structure, Operation, Agent-based Simulation, and Emerging Designs, Springer, 2018
A. Leite Garcia, João Santana, Maria J. Resende, Pedro Verdelho, Sistema Elétrico: Análise Técnico-Económica, Lidel – Edições Técnicas, pp. 1−352, 2016.
Helder Pinto Junior, Economia da Energia, Elsevier, Ltda, 2007
Subhes C. Bhattacharyya, Energy Economics: concepts, Issues, Markets and Governance, Springer, 2011

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

  1. Princípios básicos sobre a produção, transporte e distribuição de energia elétrica
  2. Fundamentos de microeconomia 
  3. Mercados de Energia Elétrica 
  • Oferta, procura e formação de preços da energia em mercados competitivos
  • Modelos de mercado: mercados diário, intradiário, a prazo, bilaterais, e de serviços de sistema

4.Despacho económico das centrais de energia elétrica 

5. Mercado ibérico de eletricidade (MIBEL) e outros Mercados Europeus e Americano

6.Impacto das energias renováveis no mercado de energia elétrica

7.Energia e alterações climáticas

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: