Tecnologia de Jogos Digitais
Objetivos
Fornecer uma panorâmica geral da área de jogos digitais, não só na vertente de entretenimento, mas também na dos chamados "jogos sérios" e incluindo análise dos dispositivos e tecnologias hardware, bem assim como dos modelos de negócios.
Caracterização geral
Código
12718
Créditos
6.0
Professor responsável
João Almeida das Rosas, Luís Manuel Camarinha de Matos
Horas
Semanais - 4
Totais - 60
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Apontamentos das aulas
- Digital game design for elderly users - Wijnand Ijsselsteijn et al
- From game design elements to gamefulness: defining "gamification" - Sebastian Deterding ET AL
- Player-Centred Game Design: Player Modelling and Adaptive Digital Games - Darryl Charles et al
- Player-Centred Game Design: Player Modelling and Adaptive Digital Games - Pablo Moreno et al
- ...
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
- Mini-projectos
- Projecto final
- Relatórios intercalares e final.
Cada item engloba a avaliação de componentes teóricas e práticas. Dadas as caracte
Dadas as características da UC, de caracter predominantemente prático, a avaliação não inclui testes ou exames. Em alternativa, para a avaliação das componentes teóricas e práticas, vão ser escolhidos métodos de avaliação que incluem projetos individuais e em grupo, apresentações, e a avaliação pelos pares.
Avaliação Final: 50%*TP + 50%*P
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO
2. CLASSES DE JOGOS
3. CONCEPÇÃO DE JOGOS DIGITAIS
4. DISPOSITIVOS E TECNOLOGIAS
5. MODELOS DE NEGÓCIO