Empresas Virtuais
Objetivos
1. Saber: a) Conceitos fundamentais de redes colaborativas. b) Familiarização com várias tecnologias de suporte. c) Analisar requisitos de empresas e organizações virtuais.
2. Fazer: a) Capacidade de integração de conhecimentos multi-disciplinares b) Capacidade de lidar com situações complexas e em evolução. c) Capacidade de resolução de problemas em situações novas.
3. Competências não-técnicas: a) Capacidade e atitude de iniciativa. b)Capacidade de concretização. c) Capacidade de trabalhar em equipa e de comunicação escrita e oral. d) Capacidade de síntese e análise crítica.
Caracterização geral
Código
7316
Créditos
6.0
Professor responsável
Luís Manuel Camarinha de Matos
Horas
Semanais - 4
Totais - 59
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de programação.
Bibliografia
- Notas de curso (slides) - L. M. Camarinha Matos
- INFRASTRUCTURES FOR VIRTUAL ENTERPRISES: Networking industrial enterprises, L. M. Camarinha-Matos, H. Afsarmanesh (Editores), Kluwer Academic Publishers.
- Virtual Organizations: Systems and Practices, L. M. Camarinha-Matos, H. Afsarmanesh, M. Ollus, Springer.
- The Agile Virtual Enterprise: Cases, Metrics, Tools, H. T. Goranson, Quorum Books.
- Collaborative Networks: Reference Modeling, L.M. Camarinha-Matos, H. Afsarmanesh, Springer.
- Artigos técnicos seleccionados.
Método de ensino
Componente teórica: Aulas de exposição seguidas de exemplificação e discussão.
Componente laboratorial: Para cada trabalho: Apresentação do enunciado, tutorial sobre as tecnologiais / ferramentas a usar, discussão do método de trabalho, realização do trabalho pelos alunos acompanhados por docente e elaboração de relatório.
De salientar que os alunos são levados a realizar um trabalho laboratorial em que cada grupo é responsável pelo desenvolvimento de uma “peça de um puzzle comum” – um sistema integrado de suporte ao funcionamento de uma Rede Colaborativa. No final os vários componentes são integrados num sistema.
Método de avaliação
Teste (TP) - 50%
Trabalhos práticos (P) - 50%
Classificação mínima em cada componente: 9.5
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO
2. CONCEITOS BÁSICOS E APLICAÇÕES
3. FORMAS ORGANIZATIVAS DE EV
4. INFRAESTRUTURAS PARA EV
5. COMUNICAÇÕES SEGURAS
6. AMBIENTES DE GESTAÇÃO DE EV
7. CRIAÇÃO DE EV
8. GESTÃO DE EV
9. INTERAÇÂO COM CLIENTES
10. COMÉRCIO ELECTRÓNICO E MERCADOS ELECTRÓNICOS
11. MODELOS DE REFERÊNCIA
12. TÓPICOS AVANÇADOS EM REDES COLABORATIVAS
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: