Adaptação e Gestão do Risco às Alterações Climáticas

Objetivos

Os estudantes adquirirão os seguintes conhecimentos, e competências:

- Compreender o que são cenários climáticos, e saber analisar a variabilidade de dados climáticos (tendências e extremos climáticos).

- Adquirir o quadro metodológico para a avaliação de medidas de adaptação nos sistemas humanos, e identificar as métricas mais adequadas à vulnerabilidade e risco climático para o problema em análise.

- Identificar opções de adaptação a cenários de alterações climáticas em infraestruturas de fornecimento de serviços, nomeadamente de energia e de água.

- Compreender o conceito e âmbito de risco climático nas organizações, considerando o âmbito intrínseco das atividades da empresa e da sua cadeia de fornecedores, passíveis de sofrer disrupção devido a extremos climáticos, e mapear a verosimilhança, impactos potenciais, e medidas de gestão e mitigação do risco, incluindo custos.   

- Compreender o impacto das alterações climáticas nas atividades económicas e na competitividade das empresas.

Caracterização geral

Código

12671

Créditos

3.0

Professor responsável

Maria Júlia Fonseca de Seixas

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

Climate Adaptation Engineering Risks and Economics for Infrastructure Decision-Making (2019). E. Bastidas-Arteaga & M. G. Stewar. Elsevier. 387 pp. DOI 10.1016/C2017-0-00942-4

Climate Change Adaptation, Resilience and Hazards (2016) Eds. Walter Leal Filho, Haruna Musa, Gina Cavan, Paul O’Hare, Julia Seixas. Springer International Publishing Switzerland 2016. 455 pp. DOI 10.1007/978-3-319-39880-8

Climate risk and response: Physical hazards and socioeconomic impacts (2020) J. Woetzel, D. Pinner, H. Samandari, H. Engel, M. Krishnan, B. Boland, C. Powis. McKinsey Global Institute. 144 pp.

Goldstein, A., W. R. Turner, J. Gladstone & D. G. Hole (2019) The private sector’s climate change risk and adaptation blind spots. Nature Climate Change volume 9, pages18–25(2019).

Método de ensino

As aulas teórico-práticas são adotadas por permitirem diversas atividades de aprendizagem. Haverá aulas com componente expositiva sempre seguida de debate (15 min) em torno de um guião preparado pelo docente para discussão de conceitos e aplicações concretas. Haverá aulas para trabalhar hands-on em casos reais, para os quais os estudantes terão de se preparar previamente de forma autónoma. Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências de autonomia e análise crítica, ao mesmo tempo que se desenvolve robustez na análise. Prevê-se uma aula dada por um convidado externo (mercado).

O curso será dado em inglês se houver estudantes estrangeiros.

Método de avaliação

A avaliação do curso é feita a partir de um trabalho, elaborado ao longo do semestre, por uma equipa de 2-3 alunos. O trabalho centra-se no desenvolvimento de um plano de gestão de riscos climáticos para organizações da vida real, para o qual os alunos terão de pesquisar e relacionar informações sobre a empresa e cenários e extremos climáticos, e concluir sobre as vulnerabilidades da organização às alterações climáticas e estruturar o estudo de caso para uma apresentação oral.

A nota final é constituída por duas partes:

Apresentação do estado intermédio do trabalho (valor de 20% da nota final) (20%).

Apresentação e discussão da tarefa (80%)

Conteúdo

1. Contexto, e relevância da adaptação e gestão do risco climático em engenharia. Casos exemplares (secas, ondas de calor e cheias) 

2. Cenários climáticos, variabilidade de dados climáticos: tendências e extremos climáticos. Bases de dados climáticos disponíveis online. Aula Prática a partir de Bases de dados climáticos

3. Conceitos (vulnerabilidade, capacidade adaptativa, risco, resiliência, impactos potenciais) e metodologia de avaliação da vulnerabilidade dos sistemas humanos às AC. Métricas.

4. Impacto das alterações climáticas (AC) nas atividades económicas (agricultura, floresta, indústria, turismo, etc). perspectiva da economia; empresarial/organizacional      

5. Avaliação e gestão do risco às AC nas organizações, incluindo a sua cadeia global de fornecedores. Matriz de impactos potenciais, matriz de verosimilhança, matriz de prioridades. Medidas de mitigação para casos exemplares, incluindo custos. 

6. Estratégias integradas de adaptação.

Aula de Mentoria para validar a metodologia do trabalho sobre Análise e Mitigação de Risco Climático nas Organizações

7. Impactos e Medidas de adaptação de infraestruturas de fornecimento de serviços água e energia a cenários de AC

8. Planos de adaptação, incluindo instrumentos de operacionalização (global ao local)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: