Bioquímica do Desporto e do Exercício
Objetivos
Esta unidade curricular (UC) é dirigida a alunos que pretendam iniciar estudos na área da Bioquímica do Desporto e Exercício através dos conhecimentos modernos de bioquímica no desporto, fisiologia, nutrição e biomecânica.
No final desta UC pretende-se que os alunos fiquem conhecedores e adquiram competências ao nível dos fundamentos de bioquímica no desporto e exercício, nomeadamente a fisiologia do músculo e IGNOREes de energia na atividade muscular de alta intensidade/rendimento. Deverão conseguir integrar os conhecimentos adquiridos sobre as vias metabólicas e a sua regulação e aplicá-los no contexto do desporto e exercício e em particular no desporto de alto rendimento e de resistência. Deverão compreender os processos bioquímicos associados à fadiga no desporto. Deverão compreender os aspetos relacionados com a nutrição no desporto e exercício e a forma como estes influenciam a utilização da energia.
Os alunos analisarão diversos casos de estudo e que servirão para apresentação e discussão na forma de seminário.
Caracterização geral
Código
13319
Créditos
3.0
Professor responsável
Mário Emanuel Campos de Sousa Diniz
Horas
Semanais - 2
Totais - 29
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Estar inscrito no 3ºano
Bibliografia
1. MacLaren D. and James Morton. 2012. Biochemistry for Sport and Exercise Metabolism. Chichester West Sussex: Wiley-Blackwell.
2. Maughan Ron J. and Michael Gleeson. 2010. The Biochemical Basis of Sports Performance. Second ed. Oxford: Oxford University Press.
3. Phillips Shaun. 2016. Fatigue in Sport and Exercise. London: Routledge.
4. Lukaski Henry Charles. 2021. Body Composition Health and Performance in Exercise and Sport. Ed. Boca Raton: CRC Press.
5. Wolinsky Ira and Judy A. Driskell. 2008. Sports Nutrition: Energy Metabolism and Exercise. Boca Raton: CRC Press.
Método de ensino
A UC de Bioquímica do Desporto e do Exercício integra:
Aulas teórico-práticas (2h, 14 semanas), com auxílio de material multimédia (diapositivos em Powerpoint); as aulas integram a lecionação do programa e a discussão e casos de estudo âmbito da disciplina.
O processo de avaliação inclui avaliações da parte teórica e de um seminário no âmbito da unidade curricular (UC) com temas a definir.
Método de avaliação
A avaliação contínua da UC consiste na execução de dois testes e na apresentação de um seminário. O seminário será baseado num tema no âmbito da disciplina será apresentado em grupo. Cada grupo não poderá ter mais de 4 elementos.
Os testes incluem partes separadas da matéria. Os testes da componente teórica contribuem com 80% da nota total. Os restantes 20% correspondem à nota de seminário.
Para obter aproveitamento, a classificação média dos testes terá de ser igual ou superior a 9,5.
O exame inclui toda a matéria e mantém as percentagens de 80% (componente teórica) e 20% (componente do seminário), tal como nos testes. Para obter aproveitamento, a classificação neste exame terá de ser igual ou superior a 9,5.
Os alunos com aprovação na avaliação contínua (testes) podem melhorar a nota do exame. Para o efeito, devem seguir o regulamento em vigor.
Conteúdo
1. Introdução à bioquímica no desporto e no exercício
2. Fisiologia, estrutura e função do músculo
3. Bioenergética no desporto e no exercício
4. Fisiologia e metabolismo da fadiga no desporto e no exercício
5. Biomarcadores no desporto - usos e aplicações
6. Efeitos do desporto e exercício na saúde
(Stress térmico, no sistema imune, etc.)
7. Similaridades nas vias de sinalização do exercício físico e o pré-condicionamento nos benefícios para saúde
8. Importância da nutrição e da dieta no desporto e exercício
9. Doping no desporto