Matemática
Objetivos educativos
A Matemática é uma ciência que serve de base a todas as áreas científico-tecnológicas e ainda às ciências económicas e sociais.
O principal objetivo da licenciatura é fornecer uma sólida formação de base em Matemática, equilibrada nas suas diversas vertentes. Pretende-se que essa formação proporcione os fundamentos necessários à prossecução de estudos nas áreas de Matemática Aplicada, de Matemática Pura e de Matemática Educacional.
Como exemplo de áreas que podem ser desenvolvidas nos ciclos de estudo posteriores, e de acordo com as competências específicas do corpo docente do Departamento de Matemática da NOVA FCT, referimos: o Atuariado; a Álgebra e a Lógica; a Análise Numérica e as Equações Diferenciais; a Investigação Operacional e a Otimização; as Probabilidades e Estatística; a Matemática Financeira; a Ciência dos Dados; a Matemática Educacional.
A Estatística é a arte de extrair informação. Tem aplicações, entre outras, a estudos de mercado, delineamento e interpretação de experiências.
A Investigação Operacional visa a criação de modelos que permitam o estudo de sistemas complexos e a otimização da utilização de recursos.
As Ciências Atuariais têm como objetivo o estudo do risco (risco de vida, risco de acidentes, risco na bolsa).
As Equações Diferenciais e o seu tratamento numérico são a base da Física e da Engenharia modernas; estão ainda presentes em muitos processos biológicos, sociais e económicos.
A Álgebra e a Lógica, como áreas fundamentais da Matemática, são também grandes responsáveis pelo desenvolvimento da Informática e das recentes técnicas computacionais.
A Matemática Financeira, suportada por fundamentos matemáticos teóricos, numéricos e estatísticos, está focada no estudo e na criação de modelos adequados à indústria financeira.
A Ciência dos Dados é uma área emergente, essencial à generalidade das empresas, que procura extrair conhecimento de grandes volumes de dados, com formatos muitas vezes heterogéneos e frequentemente mal estruturados.
A Matemática Educacional tem como objetivo a formação de professores para o Ensino Básico e Secundário.
De referir que a Licenciatura em Matemática da NOVA FCT tem no 3.º ano do seu plano curricular duas disciplinas opcionais entre si: Programa de Introdução à Investigação Científica em Matemática e Programa de Introdução à Prática Profissional em Matemática. A primeira fornece um primeiro contacto com práticas de investigação científica em Matemática. A segunda consiste num pequeno estágio em ambiente empresarial.
Saídas profissionais
A Licenciatura em Matemática da NOVA FCT (1.º ciclo) fornece uma formação alargada que permite o acesso a áreas de especialidade a desenvolver num segundo ciclo, com saídas profissionais (entre outras) para:
- Médias e Grandes Empresas no setor de Gestão (construção de modelos matemáticos para planeamento, desenvolvimento e funcionamento dessas empresas);
- Seguradoras;
- Bancos;
- Empresas de Gestão de Fundos de Pensões e de Investimento;
- Empresas de Informação (de Programação e Análise Numérica-Computação);
- Grandes Laboratórios;
- Escolas do Ensino Básico e Secundário.
Caracterização geral
Código DGES
1117
Ciclo
Licenciatura (1.º Ciclo)
Grau
Licenciado
Acesso a outros cursos
Acesso ao 2.o ciclo
Coordenador
Ana Margarida Fernandes Ribeiro
Data de abertura
Setembro
Número máximo de admissões
25
Propinas
Estudantes nacionais: 697 Euros/anual
Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
Horários
Diurno
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 3 anos
Créditos totais: 180 ECTS
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Matemática | M | 108 | 48 |
Informática | I | 6 | 0 |
Ciências Humanas e Sociais | CHS | 3 | 0 |
Competências Complementares | CC | 3 | 0 |
Qualquer área científica | QAC | 0 | 12 (a) |
TOTAL | 120 | 60 |
(a) 12 créditos ECTS em unidades curriculares escolhidas pelo estudante numa lista, aprovada anualmente pelo Conselho Científico da NOVA FCT, que inclui unidades de todas as áreas científicas da NOVA FCT.
Condições de acesso
Provas específicas:
19 Matemática A
Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 120
Classificação mínima na candidatura: 120
Fórmula de ingresso:
50% da classificação final do Secundário
50% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)
Regras de avaliação
A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.
A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de dois elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.
Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).
Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.
Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.
Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados.)