Cálculo I

Objetivos

No final desta unidade curricular, o estudante terá adquirido conhecimentos e competências que lhe permitam (i) conhecer e aplicar os conceitos de majorante, minorante, supremo e ínfimo de um conjunto, (ii) manipular a função módulo e usar a desigualdade triangular para estimar erros, (iii) conhecer e manipular as funções trigonométricas inversas, em particular, identificando domínios e resolvendo equações e inequações envolvendo estas funções, (iv) calcular limites e levantar indeterminações envolvendo funções elementares, (v) conhecer a fórmula de Taylor e usá-la para obter aproximações polinomiais estimando os erros cometidos, (vi) calcular primitivas e integrais, (vii) conhecer o conceito de integral impróprio e saber analisar a sua convergência, (viii) resolver algumas equações diferenciais de
primeira ordem; (ix) conceber e interpretar algoritmos para vários dos tópicos tratados.

O estudante estará apto para um estudo mais aprofundado de análise infinitesimal.

Caracterização geral

Código

12900

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Luísa da Graça Batista Custódio

Horas

Semanais - 5

Totais - 65

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

O aluno deve dominar os conhecimentos matemáticos ministrados até à conclusão do ensino secundário.

Bibliografia

1 - H. Anton, I. Bivens & S. Davis, Calculus, 8th edition, John Wiley & Sons, 2005.

2 - K. E. Hirst, Calculus of One Variable, Springer undergraduate mathematics series, 2006.

3 - A. A. Sá & B. Louro, Cálculo Diferencial e Integral em R, Escolar Editora, 2022.

4 - G. Simmons, Calculus with Analytic Geometry, 2nd edition, McGraw Hill, 1996.

5 - M. Spivak, Calculus, 3rd edition, Publish or Perish Inc., 2006.

6 - G. Strang, Calculus I, OpenStax, 2018.



Método de ensino

As aulas são teóricas/práticas com exposição oral dos conceitos e resultados pelo professor, que são acompanhados, sempre que possível, das respetivas demonstrações e devidamente complementados com exemplos e aplicações. É sugerida uma
lista de exercícios e problemas para serem resolvidos autonomamente pelo aluno. O estudante será incentivado a utilizar/conceber programas computacionais para acompanhar os tópicos a tratar. Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas no decurso das aulas ou em sessões individuais marcadas com o professor.
Os alunos necessitam de assistir a um mínimo de 2/3 das aulas teóricas/práticas lecionadas para se submeterem a avaliação. A avaliação contínua é baseada em dois testes. Se um aluno não obtiver aprovação através de avaliação contínua poderá vir a obtê-la num exame de recurso.

Método de avaliação

Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de Cálculo I (1º Semestre de 2024/25)

O presente documento regula o processo de avaliação de conhecimentos da unidade curricular Cálculo I, no primeiro semestre do ano lectivo 2024/25. Em qualquer situação omissa, aplica-se o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, de 29 de Maio de 2024.

Frequência

É concedida frequência a qualquer estudante que assista a pelo menos 2/3 das aulas teórico/práticas leccionadas.

Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante estão dispensados da obtenção de frequência. Contudo, recomenda-se que frequentem as aulas com a mesma assiduidade que os alunos não dispensados da sua obtenção.

Apenas os alunos com frequência terão classificação final na unidade curricular.

Avaliação Contínua

A avaliação contínua da unidade curricular é efectuada com recurso a Avaliação Teórico-Prática, contemplando dois testes presenciais, cada um com a duração de 1h30.

Sejam T1 e T2 as classificações de cada um dos dois testes, expressas numa escala de 0 a 20 valores, arrendondadas às décimas. Um aluno terá a classificação final 0.5 T1 + 0.5 T2, arredondada às unidades.

O aluno obterá aprovação na unidade curricular se esta classificação for superior ou igual a 10 valores. Caso contrário, o aluno terá reprovado à unidade curricular por avaliação contínua.

Época de Recurso

Os alunos reprovados por avaliação contínua podem comparecer ao exame de recurso. Seja E a classificação obtida na prova, expressa numa escala de 0 a 20 valores, arredondada às unidades.

O aluno obterá aprovação na unidade curricular se esta classificação for superior ou igual a 10 valores. Caso contrário, o aluno terá reprovado à unidade curricular.

Defesa de Nota

O docente reserva-se ao direito de solicitar uma prova complementar de defesa de nota a todos os alunos com uma classificação final superior ou igual a 18 valores. A não realização desta prova, caso seja solicitada, implica uma classificação final de 17 valores à unidade curricular.

Melhoria de Classificação

Os alunos aprovados na unidade curricular podem requerer Melhoria de Classificação, de acordo com o procedimento descrito no Artigo 23º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, de 29 de Maio de 2024.

A classificação provisória do estudante será igual à classificação E, obtida no exame de recurso, arredondada às unidades.

O docente reserva-se ao direito de solicitar uma prova complementar de defesa de nota a todos os alunos com uma classificação provisória superior ou igual a 18 valores. A não realização desta prova, caso seja solicitada, implica uma classificação provisória de 17 valores à unidade curricular.

A classificação final de melhoria de nota à unidade curricular será o máximo entre a classificação provisória e a actual classificação do aluno.

Conteúdo

1. Valor absoluto; erros; majorante, minorante, supremo e ínfimo.
2. Funções trigonométricas inversas; regra de Cauchy; fórmula de Taylor.
3. Primitivação.
4. Integração (integral definido, indefinido e impróprio).
5. Equações diferenciais (equações lineares de primeira ordem; equações de variáveis separadas; mudanças de variável).