Investigação Operacional
Objetivos
Introduzir a área científica da Investigação Operacional, nas suas componentes de modelação e otimização.
Estas duas componentes serão abordadas em diferentes temáticas subjacentes ao domínio científico da Investigação Operacional, nomeadamente na Gestão de Projetos, na Gestão de Stocks, na Otimização em Redes, na Teoria da Decisão, nas Cadeias de Markov e na Simulação.
Sendo esta uma unidade curricular introdutória, alguns dos conteúdos serão (ou poderão ser, por escolha do aluno) aprofundados em unidades curriculares subsequentes do plano curricular.
Caracterização geral
Código
12917
Créditos
9.0
Professor responsável
Maria do Carmo Proença Caseiro Brás
Horas
Semanais - 4
Totais - 66
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
1. "Elementos de apoio às aulas de Introdução à Investigação Operacional", "Enunciados de Exercícios de Introdução à Investigação Operacional", Ruy A. Costa (2007)
2. Investigação Operacional, Valadares Tavares et al, McGraw Hill (1997)
3. Wayne L. Winston, Operations Research: Applications and Algorithms, Brooks/Cole; 4th edition, 2004.
4. Introduction to Operations Research, Hillier e Lieberman, McGraw Hill (1995)
5. Operations Research - An Introduction, Taha, Prentice Hall (2011)
Método de ensino
As aulas teórico-práticas (TP) permitem a apresentação dos conteúdos programáticos e a sua imediata aplicação, quando necessário utilizando meios informáticos.
Os alunos dispõem de elementos teóricos de apoio às aulas, bem como de enunciados de exercícios.
Quaisquer dúvidas são esclarecidas no decorrer das aulas, nas sessões semanais destinadas ao atendimento aos alunos ou ainda em sessões combinadas diretamente entre aluno e professor.
Existe uma avaliação regular de conteúdos durante o semestre.
Método de avaliação
Inscrição em Provas Presenciais (Testes e Exame)
Com o objectivo de racionalizar os recursos da NOVA FCT (instalações, pessoal docente e pessoal não docente), apenas se podem apresentar a qualquer prova presencial os alunos devidamente inscritos para o efeito através da página CLIP da unidade curricular. Devem ainda apresentar-se munidos de um caderno de prova em branco, material de escrita, calculadora científica básica e documento de identificação oficial, com fotografia recente.
Avaliação Contínua
A avaliação contínua da unidade curricular é efectuada com recurso a Avaliação Teórico-Prática que contempla dois testes presenciais, cada um com a duração de 1h30.
Sejam T1 e T2 as classificações de cada um dos dois testes, expressas numa escala de 0 a 10 valores, arredondados às décimas. Um aluno terá a classificação final T1 + T2, arredondada às unidades.
O aluno obterá aprovação na unidade curricular se esta classificação final for superior ou igual a 10 valores. Caso contrário, o aluno terá reprovado à unidade curricular por avaliação contínua.
Época de Recurso
Os alunos reprovados por avaliação contínua podem apresentar-se ao exame de recurso, que terá a duração de 3h.
A classificação final do aluno na época de recurso será obtida exclusivamente pela classificação no exame. O aluno obterá aprovação na unidade curricular se esta classificação final for superior ou igual a 10 valores. Caso contrário, o aluno terá reprovado à unidade curricular.
Defesa de Nota
Todos os alunos com uma classificação final superior a 17 valores (por avaliação contínua ou na época de recurso) podem, caso o desejem, apresentar-se a uma prova de defesa de nota. A não realização desta prova implica uma classificação final de 17 valores à unidade curricular.
Conteúdo
1 - Gestão de Projetos (Método do Caminho Crítico; Diagrama de Gantt / Gestão de recursos; Redução da duração total de um projecto; Técnica PERT)
2 - Gestão de Stocks (modelos determinísticos básicos; extensões dos modelos determinísticos básicos). .
3 - Otimização em Redes (Introdução à Teoria de Grafos. Caminho mais curto; Algoritmo de Dijsktra; Algoritmo de Floyd–Warshall; Árvore Geradora de Custo Mínimo; Algoritmo de Prim. Algoritmo de Kruskal. Grafos Eulerianos. Problema do Carteiro Chinês. Problema do Caixeiro Viajante.
4 - Teoria da Decisão (Decisão em situações de incerteza e de risco; Utilidade. Introdução à decisão multicritério; Decisões sequenciais).
5 - Cadeias de Markov em Tempo Discreto (Definição; Probabillidades de transição; Decomposição de uma cadeia homogénea; Teoremas Limite).
6 - Simulação (Geração de números pseudo-aleatórios; Aplicações).
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: