Análise Real II

Objetivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam (i) compreender que a completude de R estudada anteriormente é caraterística comum a R^n e a importância desta propriedade para problemas da otimização e da resolução de equações, (ii) manusear de um ponto de vista analítico e abstrato conceitos e resultados estudados numa perspetiva de cálculo na UC Cálculo II, (iii) fazer a transição para o contexto mais abstrato de espaço métrico familiarizando se com noções topológicas nestes espaços e compreendendo a sua possível falta de completude

Caracterização geral

Código

12906

Créditos

9.0

Professor responsável

Oleksiy Karlovych

Horas

Semanais - 6

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

W. Fleming, Functions of Several Variables, second edition, Springer, 1977.

L. Loomis, S. Sternberg, Advanced Calculus, Jones and Bartlett Publishers, 1990.

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

1 - FREQUÊNCIA À DISCIPLINA

Não haverá qualquer controlo de frequência.

2 – AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS

A avaliação de conhecimentos é realizada através de dois testes intercalares, cada um com duração de uma hora e meia, ou através de um exame, com duração de três horas. A pré-inscrição para as provas não é necessária. Só poderão efetuar qualquer das provas os alunos que, no ato da prova, sejam portadores de um documento de identificação oficialmente reconhecido e de caderno de exame (com cabeçalho não preenchido).

2.1 – Avaliação contínua

Seja CT a média aritmética das classificações dos dois testes intercalares. Se CT for superior, ou igual, a 9,5 valores, o aluno fica aprovado com essa classificação, arredondada às unidades. Se CT for inferior a 9,5 valores o aluno reprova..

2.2 - Exame de Recurso

Podem apresentar-se a exame de recurso todos os alunos inscritos e não aprovados na disciplina. Seja CE a classificação do exame de recurso. Se CE for superior, ou igual, a 9,5 valores, o aluno fica aprovado com essa classificação, arredondada às unidades. Se CE for inferior a 9,5 valores o aluno reprova.

3 – MELHORIA DE NOTA

Todos os alunos que pretendam apresentar-se a exame de melhoria de nota devem inscrever-se, para esse efeito, no CLIP. Se a classificação do exame de melhoria for superior à classificação obtida anteriormente na disciplina, será considerada como classificação final. Caso contrário, não se verifica melhoria de nota.

Conteúdo

A disponibilizar brevemente