Bio-orgânica Analítica
Objetivos
Os objectivos principais são:
1) diferenciar a aplicabilidade das diferentes técnicas cromatográficas;
2) dar a conhecer as técnicas de preparação de amostra;
3) introduzir os alunos na química analítica qualitativa e quantitativa.
Caracterização geral
Código
11265
Créditos
6.0
Professor responsável
João Paulo da Costa Noronha, Luísa Maria da Silva Pinto Ferreira
Horas
Semanais - 3
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Química e Química Orgânica.
Conhecimentos básicos de estatística.
Bibliografia
The Troubleshooting and Maintenance Guide for Gas Chromatographers, Dean Rood, 4th Ed., Wiley-VCH, Weinheim, 2007.
Interpretation of Mass Spectra, McLafferty, F.W. and Turecek, F., University Science Books, Mill Valley, CA, 4th Edition, 1993.
Introduction to Protein Mass Spectrometry, Pradip K. Ghosh, Academic Press 2016, https://doi.org/10.1016/C2014-0-02130-2, ISBN: 978-0-12-802102-6
Organic Laboratory Techniques, Ralph J. Fessenden, Joan S. Fessenden and Patty Feist, Brooks/Cole (Ed.), 2001.
Principles of Analytical Chemistry – A Textbook, M. Valcárcel, Springer-Verlag (Ed.), 2000.
Quantitative Chemical Analysis, 8th Edition - Daniel C. Harris - W. H. Freeman (2010)
Statistics for Analytical Chemistry; J.C. Miller and J.N. Miller, Ellis Horwood Limited, Chichester, England, 1988.
Método de ensino
As matérias teóricas são apresentadas e explicadas aos alunos nas aulas teórico-práticas em sala de aula (1h/semana).
- As aulas teórico-práticas serão leccionadas com recurso a “data-show”, acompanhadas de bibliografia complementar disponibilizada previamente na página da disciplina, no CLIP/Moodle. Na aula de apresentação será divulgada toda a informação sobre o modo de funcionamento e discutidas e decididas as regras de avaliação da disciplina.
São efectuados vários trabalhos práticos de 2,5h/semana, em grupo. Das 42 h praticas, 4 h englobam seminários e 10 h para projectos pessoais do estudante ou para a salvaguarda de eventual malfuncionamento de equipamento.
São envolvidos: cromatografia gasosa GC, cromatografia líquida (LC-UV, LC-DAD), preparação de amostra (incluíndo, métodos clássicos de preparação de amostra, SPE e SPME. Introdução a métodos multidimensionais (GC-MS e LC-MS/MS)
Método de avaliação
1.Avaliação Teórico-prática:
- 2 testes teórico-praticos (individual): 25% cada
2.Avaliação Prática:
- 1 Relatório (em formato de artigo) + Apresentação (grupo) - Apreciação global: 25%
- 2 Entrega de trabalho em formato Note (grupo): 25%
Em todos os momentos de avaliação as notas vêm arredondadas à décima de unidade. Caso a média da parte teórico-prática seja inferior a 9.50 em 20 valores, a nota correspondente à componente teórico-pratica terá que ser obtida através de exame que nesse caso valerá 50% da nota final da UC.
A frequência à disciplina é obrigatória. Decorre de 67% de presença nas aulas teórico-práticas e presença em todas as aulas práticas.
Durante a realização de elementos de avaliação (Testes Teórico-praticos/Exame) é permitido usar calculadora científica ou gráfica bem como formulário construido pelo aluno.
Os elementos da componente de avaliação laboratorial (Note /Relatório) são enviados para a pagina moodle da disciplina em data/prazo acordado com os alunos.
Conteúdo
Instrumentação: HPLC, GC, GC-MS e LC-MS/MS - componentes básicos e utilização.
Métodos de preparação de amostra: SPE, SPME, extracção líquido-líquido, secagem, liofilização e derivatização.
Validação de método analítico.