Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário
Objetivos educativos
São objectivos específicos do Ciclo de Estudos de Mestrado em Ensino de Matemática proporcionar:
- a formação pessoal e social dos futuros docentes, favorecendo a adopção de atitudes de reflexão, autonomia, cooperação e participação, bem como a interiorização de valores deontológicos e a capacidade de percepção de princípios;
- completar a sua formação científica, tecnológica e técnica em matemática;
- que os formandos adquiram a formação científica no domínio pedagógico-didáctico;
- o desenvolvimento progressivo das competências docentes a integrar no exercício da prática pedagógica;
- que os formandos desenvolvam capacidades e atitudes de análise crítica, de inovação e investigação pedagógica.
Saídas profissionais
O Mestrado em Ensino de Matemática, criado nos termos do Decreto -Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro e reformulado nos termos do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, confere qualificação profissional para a docência de Matemática em escolas, públicas ou privadas, do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e satisfaz as condições do nº2 b) do artigo 2º da Portaria n.º 344/2008 de 30 de Abril.
Caracterização geral
Código DGES
1142
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Acesso ao 3.º ciclo
Coordenador
Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha
Data de abertura
Setembro
Número máximo de admissões
25
Propinas
Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual
Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
Horários
Diurno
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos
Créditos totais: 120 ECTS
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Formação de Professores | FP | 54 | 0 |
Matemática | M | 21 | 0 |
Matemática e Formação de Professores | M / FP | 45 | 0 |
TOTAL | 120 | 0 |
Condições de acesso
Regras de acesso:
- Titulares do grau de licenciado do 1.º ciclo ou equivalente legal contendo 120 créditos na área de Matemática*;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da NOVA FCT;
- Titulares de comprovativo de domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica (decreto-lei 79/2014, no artigo 17º, nº1) (consultar citérios de seriação).
Critérios de seriação:
- Classificação de curso;
- Curriculum académico e científico;
- Curriculum profissional;
- Eventual entrevista.
Regras de avaliação
A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.
A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.
Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).
Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.
Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.
A disciplina de Dissertação (ou Projeto) compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.
Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados.)
Estrutura
1.º Semestre | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
11526 | A Teoria de Conjuntos e a Análise no Ensino da Matemática | 6.0 |
10787 | Novas Tecnologias no Ensino da Matemática | 6.0 |
11527 | Pedagogia e Didática da Matemática I | 6.0 |
11525 | Probabilidades e Estatística no Ensino da Matemática | 6.0 |
10786 | Sociologia da Educação | 6.0 |
2.º Semestre | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
11532 | Geometria A | 6.0 |
11529 | Introdução à Prática Profissional | 3.0 |
10790 | Modelação e Aplicações no Ensino da Matemática | 6.0 |
11648 | Organização Escolar e Ética da Profissão Docente | 3.0 |
11528 | Pedagogia e Didática da Matemática II | 6.0 |
10789 | Psicologia da Educação | 6.0 |
2.º Ano | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
11649 | Estágio Pedagógico | 45.0 |
3.º Semestre | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
11530 | Avaliação no Ensino da Matemática | 3.0 |
10792 | História e Filosofia da Matemática | 3.0 |
13013 | Investigação em Educação Matemática I | 3.0 |
4.º Semestre | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
13014 | Investigação em Educação Matemática II | 3.0 |
10996 | Pensamento Contemporâneo | 3.0 |