Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário

Objetivos educativos

São objectivos específicos do Ciclo de Estudos de Mestrado em Ensino de Matemática proporcionar:

  • a formação pessoal e social dos futuros docentes, favorecendo a adopção de atitudes de reflexão, autonomia, cooperação e participação, bem como a interiorização de valores deontológicos e a capacidade de percepção de princípios;
  • completar a sua formação científica, tecnológica e técnica em matemática;
  • que os formandos adquiram a formação científica no domínio pedagógico-didáctico;
  • o desenvolvimento progressivo das competências docentes a integrar no exercício da prática pedagógica;
  • que os formandos desenvolvam capacidades e atitudes de análise crítica, de inovação e investigação pedagógica.

Saídas profissionais

O Mestrado em Ensino de Matemática, criado nos termos do  Decreto -Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro e reformulado nos termos do  Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, confere qualificação profissional para a docência de Matemática  em escolas, públicas ou privadas, do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e satisfaz as condições do nº2 b) do artigo 2º da  Portaria n.º 344/2008 de 30 de Abril.

Caracterização geral

Código DGES

1142

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso ao 3.º ciclo

Coordenador

Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha

Data de abertura

Setembro

Número máximo de admissões

25

Propinas

Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual

Horários

Diurno

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos

Créditos totais: 120 ECTS

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Formação de Professores  FP 54 0
Matemática M 21 0
Matemática e Formação de Professores    M / FP 45 0
TOTAL 120 0

Condições de acesso

Regras de acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado do 1.º ciclo ou equivalente legal contendo 120 créditos na área de Matemática*;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da NOVA FCT;
  4. Titulares de comprovativo de domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica (decreto-lei 79/2014, no artigo 17º, nº1) (consultar citérios de seriação).
*É possível a candidatura a quem não tenha todos os ECTS de formação matemática. Nesse caso, é elaborado um plano de formação matemática adequado ao perfil do candidato, para que este possa completar a sua formação e ingressar no mestrado.

Critérios de seriação:

  1. Classificação de curso;
  2. Curriculum académico e científico;
  3. Curriculum profissional;
  4. Eventual entrevista.
Prova de Português:
A aprovação na prova de Português é um dos requisitos obrigatórios para admissão ao mestrado. A não realização da prova na data indicada implica a exclusão da candidatura (ver página da NOVA FCT para informações detalhadas sobre a prova).

Regras de avaliação

A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.

A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.

Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).

Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.  

Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.

A disciplina de Dissertação (ou Projeto) compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.

Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados.)