Desenvolvimento de Novos Produtos na Agroindústria

Objetivos

No final da presente unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

- Compreender a importância do desenvolvimento de novos produtos alimentares como estratégia de sucesso de mercado. Perceber a necessidade de dispor os conhecimentos necessários a fim de ser possível avaliar eventuais riscos e tomar as iniciativas necessárias para corrigir as deficiências.

- Ser capaz de avaliar a qualidade dos novos produtos alimentares de maior sucesso, de acordo com normas e legislação vigente, garantindo a segurança e qualidade alimentar. Pretende-se também que o estudante desenvolva espírito crítico para ser capaz de, no futuro, no campo profissional, coordenar o desenvolvimento dos processos produtivos de alimentos seguros.

- Conhecer a grande diversidade de novos produtos, os principais desafios nas suas diferentes formas de obtenção, industrialização, controlo de qualidade e estratégia de mercado, numa sociedade cada vez mais competitiva.

Caracterização geral

Código

11374

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Manuela Abreu da Silva

Horas

Semanais - 6

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de biologia, química e bioquímica.

Bibliografia

Aramouni, F., K. Deschenes (2018). Methods for Developing New Food Products: An Instructional Guide. DEStech Publications, Incorporated, pp 419. [ISBN- 978-1-60595-432-5].

Beckley, J.H., L.J. Herzoc, M.M. Foley (2017). Accelerating New Food Product Design and Development (2nd Edition).John Wiley & Sons Ltd and the Institute of Food Technologists. [ISBN 978-1119149316 (pdf)].

Fuller, G.W. (2012). New Food Product Development – From Concept to Marketplace. CRC Press. [ISBN-13: 978-1-4398-1865-7] (Ebook.PDF).

Grunert, K.G., W. Verbeke, J.O. Kugler, F. Saeed, J. Scholderer (2011). Use of consumer insight in the new product development process in the meat sector. Meat Science, 89: 251-258.

Moskowitz, H.R., I.S. Saguy e T. Straus (2009). An Integrated Approach to New Food Product Development. CRC Press. [ISBN-978-1-4200-6553-4].

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Novos produtos alimentares: definição e caracterização. Ciclo de vida do produto. Produtos tradicionais versus novos produtos. Alimentos funcionais. Ingredientes alimentares, nutracêuticos e aditivos alimentares. Novas embalagens. Características de preferência do público-alvo e do mercado. Controlo de qualidade: protecção do consumidor, do produto e do fabricante. Benefícios e riscos. Legislação aplicada ao desenvolvimento de novos produtos alimentares. Certificação dos produtos. Casos de Estudo.