Engenharia Aeroespacial

Objetivos educativos

O Curso de Mestrado em Engenharia Aeroespacial tem como objetivo incentivar o pensamento crítico sobre o papel da engenharia aeroespacial num futuro mais sustentável e inteligente, mas também no alargar das possibilidades de exploração espacial.

No final do ciclo de estudos os estudantes terão adquirido conhecimentos e competências em áreas que incluem:

  • Projeto e integração de aeronaves e aviónica
  • Dinâmica de voo, operações e comunicações
  • Dinâmica dos fluidos e aerodinâmica
  • Projeto de estruturas, materiais e sistemas de propulsão Produção e sustentabilidade
  • Tecnologia e aplicações espaciais

O Mestrado em Engenharia Aeroespacial apresenta 2 áreas científicas de especialização: Sistemas de Aviónica e Mecânica Aeroespacial.

Os alunos graduados em Engenharia Aeroespacial possuem uma combinação única de habilidades fundamentais em ciência e tecnologia avançada. Essa combinação permite que eles se adaptem facilmente à evolução constante dos processos aeroespaciais e às exigências de um mercado de trabalho em constante mudança. Como resultado, eles estão sempre prontos para enfrentar os desafios da inovação tecnológica, garantindo assim uma carreira de sucesso.

Caracterização geral

Código DGES

1161

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso ao 3.º ciclo

Coordenador

João Francisco Alves Martins

Data de abertura

Setembro

Número máximo de admissões

30

Propinas

Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual

Horários

Diurno

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos

Créditos totais: 120 ECTS

Especialização Mecânica Aeroespacial

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Engenharia Aeroespacial EAer 78 0
Engenharia de Materiais EMt 6 0
Engenharia do Ambiente EA 3 0
Engenharia Aeroespacial / Engenharia Mecânica e Industrial

EAer /
EMI

0 12

Engenharia Eletrotécnica e de Computadores / Informática / Matemática / Física / Engenharia Física / Engenharia Biomédica

EEC / I /
M / F / EF
/ EBm

0 12
Competências Complementares CC 3 0
Qualquer área científica QAC 0 6 (a)
TOTAL 90 30


Especialização Sistemas de Aviónica

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Engenharia Aeroespacial EAer 66 0
Engenharia de Materiais EMt 6 0
Engenharia do Ambiente EA 3 0
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

EEC

12 0

Engenharia Eletrotécnica e de Computadores / Engenharia Aeroespacial

EEC / EAer

0 12

Engenharia Mecânica e Industrial / Informática / Matemática / Física / Engenharia Física / Engenharia Biomédica

EMI / I /
M / F / EF
/ EBm

0 12
Competências Complementares CC 3 0
Qualquer área científica QAC 0 6 (a)
TOTAL 90 30

 (a) 6 créditos ECTS em unidades curriculares escolhidas pelo estudante numa lista, aprovada anualmente pelo Conselho Científico da NOVA FCT, que inclui unidades de todas as áreas científicas da NOVA FCT.

Condições de acesso

Para ingressar no Mestrado em Engenharia Aeroespacial, os estudantes devem ser titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em licenciaturas das áreas de: Eng. Aeroespacial, ou Eng. Aeronáutica, ou Eng. Eletrotécnica e Computadores, ou Eng. Eletrotécnica, ou Eng. Mecânica, ou Eng. Mecatrónica, ou Eng. Física, ou Eng. Física Tecnológica, ou afins; OU ser titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em licenciaturas das áreas das Engenharias ou Ciências de Eng. em geral, sendo o ingresso no programa sujeito a apreciação curricular e entrevista; OU se titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos de acordo com os princípios do Processo de Bolonha nas áreas acima referidas; OU ser detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da NOVA FCT.

Candidatos com formações similares serão avaliados com base no seu Curriculum e experiência profissional. Todos os candidatos terão de ser aprovados pela comissão científica, podendo ser sujeitos a uma entrevista, com o objetivo de avaliar a sua preparação e motivação para o curso de Mestrado.

Regras de avaliação

A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.

A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.

Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).

Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.  

Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.

A disciplina de Dissertação (ou Projeto) compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.

Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados.)