Biologia

Objetivos

O principal objetivo desta Unidade Curricular é fornecer os conhecimentos de biologia essenciais à produção agroindustrial, especificamente:

1) Compreender os processos base da evolução e funcionamento das espécies animais e vegetais. 2) Compreender a interação entre seres vivos e o ambiente incluindo a resposta às alterações ambientais.

3) Estudar o papel da biotecnologia nas inovações agroindustriais e os ganhos de escala adquiridos.

4) Estudar os fundamentos básicos da produção animal e vegetal.

5) Compreender os impactes decorrentes das atividades agroindustriais a nível dos ecossistemas.

Caracterização geral

Código

13189

Créditos

6.0

Professor responsável

Fernando Henrique da Silva Reboredo

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Os alunos devem possuir conhecimentos básicos de biologia, ecologia, e evolução

Bibliografia

1) Nair A., Jokela D., Tillman J. (2014) Principles and Practices of Sustainable Vegetable Production Systems. In Nandwani D. (eds) Sustainable Horticultural Systems. Sustainable Development and Biodiversity, volume 2, 51 78 pp, Springer, Switzerland.

2) Fisher MR (editor) – 2018. Environmental Biology, Open Oregon Educational Resources

3) FAO (2018). World Livestock: Transforming the livestock sector through the Sustainable Development Goals. Rome. 222 pp.

4) Satari B, Karimi K (2018) Citrus processing wastes: Environmental impacts, recent advances, and future perspectives in total valorization. Resources, Conservation & Recycling 129:153- 167.

5) Barraclough TG (2019) The Evolutionary Biology of Species. Oxford Series on Ecology and Evolution. 288 pp.

6) Singh J, Vyas A, Wang S, Prasad R (Editors) – 2020. Microbial Biotechnology: Basic Research and Applications, Springer Singapore, 370 pp.

Método de ensino

Os conteúdos da UC estão organizados em cinco módulos. Os três primeiros módulos fornecem a informação de base dos módulos subsequentes. O módulo IV está estruturado em saídas de campo, visitas a unidades industriais, observação e discussão pelos alunos, previamente organizados em grupos. O módulo V será objeto de um projeto/ trabalho realizado por um grupo não superior a dois elementos e será sempre focado numa perspetiva de economia circular. Nas horas presenciais por semana, a ênfase é dada aos aspetos estruturantes e fundamentais dos respetivos conteúdos programáticos. O apoio tutorial é fundamental para aprofundar temas específicos a tratar em seminários, orientar o estudo e a aquisição de conhecimentos. O estímulo à participação e envolvimento no debate em grupo, são aspetos privilegiados particularmente no último módulo.

A avaliação é contínua. Teórico-prática e prática terão um peso idêntico, 50%, na avaliação final, sendo a nota mínima de 10 valores para cada uma das componentes.

Método de avaliação

A avaliação é contínua. As componentes teórico-prática e prática terão um peso idêntico, 50%, na avaliação final, com uma nota mínima de 10 valores para cada componente.

Primeiro teste teórico-prático - 30 de outubro de 2024
Segundo teste teórico-prático - 11 de dezembro de 2024

A média do conjunto dos dois mini-testes não pode ser inferior a 9,5 valores

A nota da componente prática vale 50% da nota final.

Conteúdo

1) Processos evolutivos. História da vida na Terra. A explosão Câmbrica e a diversificação de organismos multicelulares. Das primeiras plantas terrestres até ao aparecimento dos primeiros hominídeos.

2) Fundamentos da ecologia e sua relevância para o impacto humano nos sistemas naturais. Avaliação da qualidade ambiental, avaliação dos riscos ecológicos e humanos, gestão dos recursos e biologia da conservação, poluição ambiental, gestão da vida selvagem e dos habitats, utilização e gestão dos solos, recursos aquáticos, e gestão de pragas, ervas daninhas e doenças.

3) Os avanços na biotecnologia e o papel no melhoramento da qualidade de vida humana. Dos primórdios da biotecnologia (fabrico do vinho, cerveja, iogurte) até à biotecnologia vegetal 

4) Princípios básicos da produção animal e vegetal. Importância social, económica e ambiental. Práticas de produção sustentáveis mantendo quer a qualidade nutricional, quer a segurança alimentar.

5) A pegada ecológica das atividades agroindustriais – da poluição dos ecossistemas até à reconversão e reutilização de resíduos com elevado valor acrescentado, numa perspetiva de economia circular.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: