Tecnologias Agroindustriais I
Objetivos
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam: 1-Conhecendo as propriedades das matérias-primas alimentares, desenvolver capacidades de interpretação e análise e adquirir competências para a nível tecnológico integrar equipas ligadas à produção agro-industrial. 2-Compreender a articulação dos diferentes sistemas de produção agro-industrial, dominando conceitos fundamentais e metodologias. 3-Aplicar conceitos e técnicas, com recurso à aplicação de metodologias de cálculo, para interpretar e executar em alternativa operações unitárias ligadas à produção agro-industrial. 4-Colaborar na caracterização e desenvolver de procedimentos tecnológicos para optimização de sistemas industriais em contínuo e descontínuo.
Caracterização geral
Código
13195
Créditos
9.0
Professor responsável
Ana Rita Fonseca Coelho, Fernando José Cebola Lidon
Horas
Semanais - 6
Totais - 84
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de biologia, bioquimica e química
Bibliografia
- Kozai, T. et al. (2015) Plant Factory: An Indoor Vertical Farming System for Efficient Quality Food Production. 1st Edition, Academic Press. - Lengnick, L. (2015). Resilient Agriculture: Cultivating Food Systems for a Changing Climate. 1st Edition Edition, New Society Publishers - Lidon, F., Silvestre, M. M. (2008). Conservação de Alimentos – Princípios e Metodologias. Escolar Editora. ISBN: 978-972-592-227-9. - Lidon, F., Silvestre, M. M. (2007). Industrias Alimentares –Aditivos e Tecnologias.Escolar Editora. ISBN: 978- 972-592-203-3. - Andersen, A. B (2000). Science in Agriculture: Advanced Methods for Sustainable Farming. Second Edition, Acres USA Publishers
Método de ensino
O 1º Ciclo de Estudos em “Tecnologia Agro-Industrial” adopta uma planificação que considera uma clarificação de conceitos com carácter pragmático, o tempo disponível (aulas presenciais e estudo individual do aluno) e a avaliação de competências adquiridas. Nas diferentes UCs os alunos serão apoiados de forma tutorial. No final de cada aula será disponibilizada bibliografia geral e específica no CLIP (plataforma de internet da FCT/UNL). Na componente teórica prevalecerá o ensino expositivo e/ou interrogativo. Nas componentes teórico-prática e prática, predominará o ensino-aprendizagem centrado na demonstração activa (i.e., centrada no aluno). Cada docente marcará ainda no CLIP horas semanais de atendimento individual de alunos para esclarecimento de dúvidas. No final do curso a aquisição de competências será ainda reforçada com a seriação obrigatória por cada aluno de um “Programa de Introdução à Investigação Científica / Prática Profissional em Tecnologias Agro-Industriais”.
Método de avaliação
Avaliação contínua nas 3 componentes: teórica (2 Mini-Testes individuais - cada um com 30% na classificação final), teórica-prática: (realização de trabalhos de pesquisa com base em bibliografia e apoio técnico em indústrias do sector alimentar - 20% classificação final) e prática laboratorial (elaboração de relatórios relativamente às aulas laboratoriais - 20% da calssificação final)
Aprovação requer nota mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores) em cada componente (teórica, teórica-prática e prática laboratorial).
Os alunos sem aprovação na avaliação contínua da componente teórica poderão ir a exame. Os alunos sem avaliação nas componentes teórico-praticas e/ou práticas laboratoriais não poderão ir a exame pelo que serão reprovados.
Classificação igual a: 0,6*classificação do exame + 0,2*classificação da componente teórica-prática + 0,2* classificação da componente prática laboratorial.
Aprovação com um mínimo de 9,5 valores (escala de 20 valores).
Conteúdo
Importância sócio-económica da agro-industria no contexto nacional e internacional. Sistemas de produção vegetal: tradicional; protecção integrada; agricultura biológica; requisitos de qualidade para hortícolas e frutícolas; principal legislação. Tecnologia de cereais: Tipos e produção; estrutura física e composição; armazenamento, secagem e processamento (arroz, cevada, milho e trigo). Tecnologia de hortofruticolas: propriedades gerais (composição química e aspectos nutricionais); colheita e conservação, armazenagem, frio, etileno e atmosferas controladas. Tecnologia da carne: estrutura e composição do músculo; factores que afectam a qualidade da carne; transformação do músculo em carne; refrigeração e congelação. Tecnologia do leite: composição; noção de secreção láctea e controlo de qualidade pré-ordenha; ordenha, processamento e conservação. Tecnologia do pescado: espécies com interesse comercial; pesca e aquacultura; degradação do pescado; conservação.