Media Digitais
Objetivos educativos
Este programa de Doutoramento, proposto pelas Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Universidade de Texas em Austin, fornece uma formação especializada na área dos Media Digitais.
O aparecimento de novas aplicações na área dos media digitais tais como os videojogos, os conteúdos interactivos sobre a web, a TV interactiva, o video on demand, o aparecimento de software educativo de elevado impacto nas camadas mais jovens e, ainda mais recentemente, a divulgação de conteúdos informativos, de marketing e de lazer em dispositivos móveis, demonstram a importância do estudo e investigação sobre este tipo de conteúdos e o estudo da sua relação com a tecnologia, as diferentes áreas da ciência e a sociedade em geral. Torna-se ainda clara a necessidade de as universidades formarem profissionais nesta área, com as competências correspondentes aos diversos níveis de formação e, neste caso, ao nível do terceiro ciclo.
O objectivo final deste programa será formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais.
Saídas profissionais
O Programa de Doutoramento tem como objectivo formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais, garantindo que os doutores estão preparados para o exercício de uma profissão, que se consubstancia, genericamente, na capacidade de:
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Criar, produzir e distribuir media digitais, tendo em consideração o público-alvo e a globalidade da cadeia de valor associada ao campo;
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Gerir equipas de criativos e produtores;
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Exercer uma actividade profissional especializada, em organizações de criação, de produção e de tratamento de conteúdos visando a sua distribuição para efeitos variados, desde os mass media, à educação, ao lazer, passando pelo marketing, pelos videojogos, e pelo corporate broadcasting;
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Aplicar conhecimentos, resolver problemas em ambientes novos ou desconhecidos e no âmbito de contextos multidisciplinares, de desenvolver estudos de análise e síntese e de desenvolver projectos de investigação nas áreas científicas participantes relevantes.
Caracterização geral
Código DGES
1194
Ciclo
Doutoramento (3.º Ciclo)
Grau
Doutor
Acesso a outros cursos
A disponibilizar brevemente
Coordenador
Nuno Manuel Robalo Correia
Data de abertura
Outubro
Número máximo de admissões
8
Propinas
Estudantes nacionais: 2 750 Euros/ anual
Estudantes internacionais: 2 750 Euros/ anual
Horários
Diurno
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 4 anos
Créditos totais: 240 ECTS
Especialidade em Criação de Audiovisual e Conteúdos Interativos
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Ciências da Comunicação | CCOM | 202,5 | - |
Tecnologias da Comunicação | TECCOM | 15 | - |
Qualquer área científica | QAC | - | 22,5 |
TOTAL | 217,5 | 22,5 |
Especialidade em Indústria, Públicos e Mercados
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Ciências da Comunicação | CCOM | 202,5 | - |
Tecnologias da Comunicação | TECCOM | 15 | - |
Qualquer área científica | QAC | - | 22,5 |
TOTAL | 217,5 | 22,5 |
Especialidade em Tecnologias
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Ciências da Comunicação | CCOM | 22,5 | - |
Tecnologias da Comunicação | TECCOM | 195 | - |
Qualquer área científica | QAC | - | 22,5 |
TOTAL | 217,5 | 22,5 |
Especialidade em Jornalismo
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Ciências da Comunicação | CCOM | 202,5 | - |
Tecnologias da Comunicação | TECCOM | 15 | - |
Qualquer área científica | QAC | - | 22,5 |
TOTAL | 217,5 | 22,5 |
Condições de acesso
Regras de acesso:
Para ingressar no programa de doutoramento, o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos específicos aplicáveis e, em particular, respeitar pelo menos uma das alternativas expressas nas alíneas seguintes:
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Possuir o grau de mestre ou um 2.º ciclo de estudos em engenharia em áreas tecnológicas e científicas afins aos media digitais, ciências da informação e da comunicação ou design;
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Possuir uma graduação de Ensino Superior, obtida em instituição nacional ou estrangeira, reconhecida como apropriada pela comissão científica do programa e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico;
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Possuir um currículo profissional ou científico reconhecido, pela comissão científica, como relevante e apropriado.
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Certificado de habilitações discriminando as classificações obtidas;
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Curriculum vitae;
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Os candidatos da área artística deverão apresentar um portfólio.;
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Declaração de Intenções (Letter of Intent) em que o candidato explica as razões pelas quais está interessado em realizar o Programa de doutoramento;
Critérios de seriação:
A selecção dos candidatos é da responsabilidade da Comissão Científica do doutoramento através da apreciação da documentação apresentada, podendo convocar para uma entrevista os candidatos potencialmente elegíveis.
Regras de avaliação
A disponibilizar brevemente