Conservação - Restauro
Objetivos educativos
A Licenciatura prepara o estudante para integrar o mercado de trabalho nacional e internacional na área da Conservação e para aceder a programas de 2º ciclo. O plano curricular e o percurso de formação seguem as directrizes de acreditação recomendadas pela European Network for Conservation-Restoration Education (ENCoRE), oferecendo uma formação académica sólida para o exercício da profissão nas áreas da Conservação Preventiva e Cuidar de Coleções.
O ensino na licenciatura em Conservação-Restauro tem um carácter inter e transdisciplinar, que fomenta a comunicação do aluno com outras áreas do conhecimento e enriquece a sua formação para uma tomada de decisão responsável e fundamentada na salvaguarda do Património Cultural.
Os conteúdos e organização curriculares visam os seguintes objetivos gerais:
- dar uma formação científica sólida (teórica, ética e prática) para a atuação profissional do aluno nas áreas da Conservação Preventiva e Cuidar de Coleções;
- preparar os licenciados para uma integração no mercado de trabalho nacional e/ou internacional nestas duas áreas;
- proporcionar o acesso a programas de segundo ciclo em diversas áreas de especialização (ex., conservação e restauro, ciências da conservação, gestão de coleções, etc).
Com uma formação superior de 5 anos (licenciatura e mestrado), exigida pela Lei de Bases do Património Cultural - Lei n.º 107/2001, de 08 de Setembro, e pela rede ENCoRE, o estudante da NOVA FCT em Conservação e Restauro fica apto para o exercício pleno da profissão do conservador-restaurador.
Saídas profissionais
- Museus e coleções particulares
- Instituições do património cultural
- Investigação
- Conservação Preventiva
- Cuidar de Coleções
Caracterização geral
Código DGES
1199
Ciclo
Licenciatura (1.º Ciclo)
Grau
Licenciado
Acesso a outros cursos
Acesso ao 2.º ciclo
Coordenador
Catarina Paula Oliveira de Mattos Villamariz
Data de abertura
Setembro
Número máximo de admissões
24
Propinas
Estudantes nacionais: 697 Euros/anual
Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
Horários
Diurno
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração : 3 anos
Créditos totais : 180 ECTS
Área científica |
Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Ciências da Conservação | CCONS | 36 | 0 |
Ciências Exactas e Naturais | CEN | 60 | 0 |
Ciências Humanas e Sociais | CHS | 24 | 0 |
Conservação e Restauro | CONS | 54 | 6 |
Total | 174 | 6 |
Condições de acesso
Provas específicas:
Uma das seguintes provas:
03 Desenho
12 História da Cultura e das Artes
16 Matemática
Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95
Classificação mínima na candidatura: 95
Fórmula de ingresso:
60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)
Regras de avaliação
A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.
A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de dois elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.
Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).
Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.
Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.
Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados.)
Estrutura
1.º Semestre | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
10352 | Competências Transversais para Ciências e Tecnologia | 3.0 |
11005 | Desenho | 3.0 |
13338 | História da Cultura e da Arte da Antiguidade | 6.0 |
10130 | Introdução à Conservação e Restauro I | 6.0 |
7382 | Matemática I | 6.0 |
13339 | Princípios de Química e Técnicas de Laboratório e Segurança | 6.0 |
2.º Semestre | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
13340 | História da Cultura e da Arte Medieval | 6.0 |
10106 | Introdução à Conservação e Restauro II | 6.0 |
7399 | Matemática II | 6.0 |
2227 | Química Inorgânica (CR) | 6.0 |
12031 | Química Orgânica e Bioquímica | 6.0 |
3.º Semestre | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
13362 | História da Cultura e da Arte da Idade Moderna | 6.0 |
13363 | Introdução às Ciências da Conservação | 6.0 |
13369 | Materiais Cerâmicos e Pétreos em Património | 6.0 |
13368 | Química-Física (CR) | 6.0 |
3.º Semestre - Unidade Curricular do Bloco Livre | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
11066 | Opção(ões) Livre(s) | 6.0 | O aluno deverá obter 6.0 créditos nesta opção. |
4.º Semestre | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
13370 | Aquisição e Tratamento de Imagem Documental | 6.0 |
13372 | Conservação Preventiva I | 3.0 |
13371 | História da Cultura e da Arte Contemporânea | 6.0 |
2672 | Materiais Metálicos | 6.0 |
11007 | Polímeros em Conservação | 6.0 |
12512 | Sociedade, Sustentabilidade e Transformação Digital | 3.0 |
Opções | ||
11066 | Opção(ões) Livre(s) | 6.0 |
5.º Semestre | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
13366 | Conservação Preventiva II | 3.0 |
12033 | Cuidar de Coleções | 6.0 |
13373 | Diagnóstico e Conservação de Cerâmica e Vidro | 6.0 |
13367 | Diagnóstico e Conservação de Materiais Fotográficos | 6.0 |
11009 | Diagnóstico e Conservação de Pintura | 6.0 |
13365 | Direito do Património Cultural | 3.0 |
6.º Semestre | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
12035 | Biologia em Conservação-Restauro | 6.0 |
2680 | Diagnóstico e Conservação de Documentos Gráficos | 6.0 |
13364 | Diagnóstico e Conservação de Materiais Modernos e Arte Contemporânea | 6.0 |
2677 | Diagnóstico e Conservação de Metais | 6.0 |
7420 | Gestão do Património | 6.0 |