Conservação e Restauro
Objetivos educativos
O Mestre em Conservação e Restauro é um profissional com conhecimento, ferramentas, treino e entendimento necessários para actuar de forma autónoma no domínio da preservação do património cultural em benefício das gerações presentes e futuras.
A competência para levar a cabo uma intervenção de Restauro implica uma atitude crítica e um diagnóstico profundo que permitirá não só caracterizar o estado de alteração e patologias da Obra como propor as medidas de intervenção, preventiva ou curativa, mais correctas. O cruzamento entre a prática da Conservação e Restauro, as Ciências da Conservação e as Ciências Sociais e Humanas, assume particular relevo na formação dessa atitude crítica. Contamos com um corpo docente com formação multidisciplinar e complementar, o que torna este mestrado altamente competitivo tanto a nível nacional como internacional.
Ao longo da sua formação de carácter multi e transdisciplinar, em particular o Estágio ou Dissertação final, o aluno de Mestrado em Conservação e Restauro irá adquirir capacidades de trabalho em diálogo com as mais diversas áreas do conhecimento. O profissional formado na NOVA FCT saberá inovar, actualizar-se em permanência e competir a nível internacional.
Saídas profissionais
- Museus Nacionais e Regionais
- Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR)- C&R do Património edificado
- Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN)- C&R do Património edificado
- Instituto Português de Conservação e Restauro (IPCR)
- Bibliotecas e Arquivos Nacionais e Distritais
- Câmaras Municipais e outros órgãos de gestão autárquica
- Outras instituições, responsáveis por espólios de interesse histórico-artístico
- Investigação e desenvolvimento; inovação tecnológica
- Criação ou participação em pequenas e médias empresas para Restauro, Análises Científicas e outras actividades relacionadas com a Conservação e Valorização do Património Cultural
Caracterização geral
Código DGES
1200
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Acesso ao 3.º ciclo
Coordenador
Joana Lia Antunes Ferreira
Data de abertura
Setembro
Número máximo de admissões
20
Propinas
Estudantes nacionais e outros da União Europeia: 1250 €/anual
Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
Horários
Diurno
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
A disponibilizar brevemente
Condições de acesso
Regras de acesso:
-
Titulares de grau de licenciado, que possuam um número mínimo de 80 créditos nas áreas da Conservação (CONS) e Ciências da Conservação (CCONS) (CONS + CCONS = 80 ECTS) e formação em História da Arte (20 ECTS).
-
Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado em Conservação, pelo Conselho de Departamento de Conservação e Restauro e pelo Conselho Científico da NOVA FCT.
-
Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade pela realização deste ciclo de estudos pelo Conselho de Departamento de Conservação e Restauro e pelo Conselho Científico da NOVA FCT.
Critérios de seriação:
- Classificação de curso;
- Curriculum académico e científico;
- Carta de motivação (com referência às duas áreas de Especialização em Conservação e Restauro que o candidato pretende escolher e porquê);
- Eventual entrevista.
Regras de avaliação
A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.
A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.
Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).
Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.
Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.
A disciplina de Dissertação (ou Projeto) compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.
Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados).