Conservação e Restauro de Documentos Gráficos

Objetivos

Com a presente Unidade Curricular pretende-se munir o aluno das competências necessárias para a realização de intervenções de conservação e restauro em Documentos Gráficos (DG), cobrindo as principais etapas, técnicas e métodos ao dispor do conservador-restaurador de DG (e.g. limpeza, estabilização, consolidação, reintegração, planificação, acondicionamento); e desenvolvendo o espírito crítico e as capacidades teórico-práticas, que lhe permitam avaliar, selecionar e realizar intervenções de conservação e restauro, em obras e/ou amostras, de forma autónoma, de acordo com os princípios éticos.

O aluno terá a oportunidade de desenvolver a abordagem crítica, relativamente às opções de tratamento, incluindo a capacidade de selecionar os materiais de conservação e os procedimentos a utilizar, em pelo menos uma obra em particular; levando a cabo a Documentação de Conservação completa e detalhada relativa a essa intervenção. Da Documentação de Conservação deve fazer parte o diagnóstico do estado de conservação da obra (incluindo os materiais e as técnicas de produção utilizadas), a proposta de intervenção e o relatório da intervenção, acompanhados de um registo fotográfico detalhado da obra antes, durante e após a intervenção; bem como os métodos de exame e análise que sejam realizados para a caracterização e o estudo da obra.

Especial atenção será dada ao desenvolvimento, no aluno, da sua capacidade de argumentar as vantagens e desvantagens relacionadas com a decisões de tratamento aplicados na obra selecionado, através da apresentação de diferentes casos de estudo e discussão das várias opções de tratamento, em contexto de aula.

Caracterização geral

Código

12248

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria da Conceição Lopes Casanova

Horas

Semanais - 6

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

É conveniente o aluno ter previamente realizado com sucesso a disciplina de "Diagnóstico e Conservação de Documentos Gráficos".

Bibliografia

Consultar bibliografia especifica em «outros».

Research in Book and Paper Conservation in Europe - a State of the Art, Ed. by P. Engel, Berger, 2009.

Paper and Water: A guide for Conservators, ed. by G. Banoy & I. Bruckle, Routled Series in Conservation and Museology, 2011.

Periódicos:

Restaurator;

The paper conservator;

AIC paper Conservation Catalog;

TAPPI journal/norms

Método de ensino

O programa desta unidade curricular compreende a forma expositiva das matérias, com utilização de imagens projectadas, mas principalmente a observação e análise de estudos de caso práticos, bem como a execução prática de intervenções de conservação e restauro sobre amostras e objetos de património cultural. Os alunos também são convidados a participar na discussão e reflexão durante a apresentação dos estudos de caso.

Método de avaliação

O método de avaliação irá contemplar a componente Teórico-Prática a a componente Prática

Esta UC tem frequência, isto é, conjunto de condições a satisfazer pelo estudante para ter acesso a exame; O aluno terá acesso ao Exame de Recurso desde que não falte a mais de 3 das aulas práticas.

A Assiduidade e Pontualidade fazem parte da avaliação contínua: Nas aulas Práticas, 30 min. ou mais de atraso são considerados falta.

A componente teórico-prática pretende avaliar o conhecimento que os alunos adquiriram sobre a conservação e restauro de Documentos Gráficos. A componente TP pode ser feita através da realização de dois momentos de avaliação escrita (dois testes e/ou um teste e a proposta de tratamento dos casos de estudo) ao longo do semestre ou, em alternativa, através do exame no final do período das aulas. É obrigatório ter aproveitamento positivo à componente TP.

A nota obtida no Exame de Recurso subsitui apenas a nota da Componente Teórico-Prática (TP).

É obrigatório ter aproveitamento positivo às componentes TP e P (nota igual ou superior a 9,5 em cada componente). Cada componente é avaliada numa escala de 0 a 20.

A nota da Componente Prática (P) é válida durante 2 anos académicos.

A componente prática será avaliada através do desempenho nas aulas TP e P e contemplará:

  • a participação activa nas aulas através da resposta a perguntas colocadas e a qualidade dos comentários aos diversos temas, a participação na discussão de textos que sejam de leitura obrigatória e da ‘decisão de conservação’ a aplicar aos casos de estudo tratados em aula;
  • assiduidade, pontualidades e atenção e qualidade do trabalho pratico desenvolvido em aula, incluindo ações de conservação e preservação, manuseamento e acondicionamento, capacidade de organização e cuidados de higiene e segurança;
  • a qualidade das apresentações e discussão dos relatórios de diagnóstico e relatório final, tendo em conta a identificação causas de deterioração, das patologias observadas nos casos de estudo, a justificação da ‘decisão de conservação’ e a explicação dos métodos de conservação utilizados, entre outros;
  • a qualidade do relatório final entregue.

Nota Final = (0.5*TP) + (0.5*P)

TP=  2 avaliações (Teste 30% ; Proposta de Intervenção 20%) ou nota do Exame de Recurso (50%).

 

P=

  • Espírito Crítico, Participação Activa (10%) - incluindo a apresentação oral do relatório de diagnóstico (5%), a analise de textos recomendados e os contributos para a ‘Decisão de Conservação’ (5%);
  • Atitude em aula (15%) - incluindo Pontualidade e Assiduidade (2%), Cuidados de Higiene e Segurança (2%), Manuseamento e acondicionamento das peças (2%), Capacidade de organização e preparação do local de trabalho (2%), Capacidade para trabalhar em grupo e de resolver problemas (2%); Capacidade de execução e Qualidade do trabalho prático (5%);
  • Relatório final (10%),
  • Apresentação final e discussão (15%),

O Professor poderá ainda fazer um momento de Auto e Heteroavaliação no final do semestre a incidir sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo.

ATENÇÃO:

A Apresentação ORAL do Relatório desenvolvido ao longo do semestre será feita de forma INDIVIDUAL (10 min. de apresentação + 5 min. de discussão)

Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”

Factores como a capacidade de resolver problemas, espirito critico, assiduidade e pontualidade serão avaliados continuamente ao longo de todo o semestre e em todos os componentes.

Todos os elementos de avaliação, salvo algum imponderável, serão de carácter presencial.

AULAS PRÁTICAS: Obrigatório o uso de bata e de caderno de laboratório sendo que na ausência deste material (que o aluno deve trazer consigo) o Professor pode decidir que o aluno não tem as condições consideradas mínimas para realizar a aula, marcando falta de presença.

TRABALHO ESCRITO: Entregue em PDF, enviado ao Professor por email, até às 18h00 do dia estipulado como limite de entrega. Caso o trabalho escrito seja enviado após esta hora e data, o Professor irá aplicar uma penalização na nota num atraso até 24horas, após o qual o trabalho já não será aceite.

Conteúdo

Programa geral:

  • Considerações sobre ética profissional e filosofias de intervenção no Documento Gráfico: dos documentos de arquivo e biblioteca às obras de arte em papel.

  • Caraterização material e tecnológica de diferentes tipologias de documento gráfico e seleção de objetos para estudo e intervenção.

  • Diagnóstico do estado de conservação do objeto sob estudo e preparação da Documentação de Conservação.

  • Conservação e Restauro de Documentos Gráficos: principais conceitos e técnicas de limpeza, métodos de estabilização e consolidação, metodologias de armazenamento e acondicionamento para a preservação futura.

  • Intervenção e processo de ''''tomada de decisão'''' sobre os casos de estudo: Normas deontológicas e compreensão do significado e valor da obra, tendo em conta o contexto histórico de produção e evolução da função da obra; Avaliação dos riscos, tendo em conta o estado de conservação das peças; Seleccão e justificação dos materiais e procedimentos a utilizar na intervenção; Aplicação prática das metodologias de intervenção (necessidades de limpeza, estabilização, consolidação, planificação e acondicionamento da obra).

  • Avaliação das necessidades preventivas de conservação e discussão dos resultados alcançados com o tratamento das obras sob estudo.