Teoria e Valores em Conservação

Objetivos

  • Definir conservação em sentido restrito e amplo, demonstrando como a conservação abrange desde a pesquisa bibliográfica e documental, definição e implementação de políticas de gestão, conservação preventiva até à intervenção física.
  • Identificar as principais tendências na história da conservação.
  • Reconhecer a conservação como atividade social e explicar a sua importância na agenda social.
  • Reconhecer diferentes valores de acordo com os contextos, explicando como os valores são atribuídos pelas pessoas (não intrínsecos aos objetos) e como estes valores moldam a tomada de decisões na conservação.
  • Estabelecer a relação entre valores e ética na Conservação, distinguindo entre uma abordagem doutrinária e uma abordagem casuística.
  • Reconhecer o papel do conservador como gestor da mudança e como mediador em situações de conflito de valores.
  • Recomendar formas de identificar valores em estudos de caso específicos, recorrendo a diferentes ferramentas e métodos de investigação (literatura, IGNOREes documentais de texto e imagem, inquéritos, entrevistas)
  • Discutir noções de valores, autenticidade, ética, intenção do artista e significado cultural.
  • Refletir criticamente sobre o conhecimento profissional

Caracterização geral

Código

13306

Créditos

6.0

Professor responsável

Rita Andreia Silva Pinto de Macedo

Horas

Semanais - 3

Totais - 42

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

De la Torre, et al. (2005). Heritage Values in Site Management,Getty Publications .Macedo, R. Marçal, H., From the periphery to the centre: Community engagement and justice in conservation decision making. ICOM-CC Triennial Meeting, 2017.Mason, R. (2006). Theoretical and practical arguments for values-centered preservation. CRM: The Journal of Heritage Stewardship (Summer 2006), 21-48. Muñoz-Viñas, S. (2005). Contemporary Theory of Conservation. Oxford: Elsevier BH. Sully, DM; (2015) Conservation theory and practice: Materials, values, and people. In: McCarthy, C, (ed.) Int. Handbook of Museum St. Wiley: Oxford, UK.Vecco, M. (2010). A definition of cultural heritage: From the tangible to the intangible. JCH, 11(3), 321-324.

Método de ensino


As aulas baseiam-se em discussões conduzidas pela docente e pelos alunos. Espera-se que os alunos participem ativamente nas aulas de forma regular.
A maioria das aulas segue a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipas (TBL). Este tipo de aula começa com um momento de brainstorming sobre os temas discutidos. A turma começa por identificar os tópicos principais e as relações entre esses tópicos.

A discussão é liderada por 2 alunos, sendo que um deles escreve palavras-chave e desenha esquemas no quadro.

Numa segunda fase, a turma tem 15 minutos para analisar o texto e verificar se falta alguma informação. Na parte final, o grupo reúne-se novamente para escrever frases sintéticas que resumam os objetivos de aprendizagem mais importantes. O último passo envolve uma discussão em grupo sobre as conclusões.  

A maioria das aulas baseia-se numa tarefa de leitura prévia, enquanto outras podem começar com um estudo de caso - neste último caso, inicia-se com uma breve apresentação de um estudo de caso ou de um problema. Durante este processo, os alunos são incentivados a pesquisar na web e a investigar alguns dos materiais disponíveis na sala de aula.

Aulas expositivas. Este método será utilizado na parte final das aulas com discussões e estudos de caso. Também será utilizado mais perto do final do semestre. Estas aulas expositivas têm como objetivo responder, de forma estruturada e metódica, às questões levantadas durante o uso dos métodos PBL e TBL.

Método de avaliação

Esta UC tem avaliação do Tipo Seminário, incluindo a apresentação e discussão de um conjunto de textos fornecidos pela docente, seguindo um modelo "Problem-based learning". 

Os textos constituem problemas a discutir entre cada grupo e o resto da turma. Cada grupo de 2 alunos será responsável pela discussão de um texto com o resto da turma. 

Os alunos serão avaliados pelo seu desempenho não apenas na apresentação e discussão do texto pelo qual são responsáveis (30%), mas também pela discussão dos textos da responsabilidade de outros grupos (25%). Esta última avaliação incluirá uma componente de auto e hetero avaliação (5%).

Adicionalmente, cada aluno entregará um pequeno resumo de cada aula (15%) e fará um exercício escrito em aula (20%). 

Formula de avaliação: 30% (apresentação e discussão de um texto enquanto responsáveis  apresentação) +25%  (discussão dos textos da responsabilidade de outros grupos) + 5% auto e hetero avaliação + 5% (pontualidade a assiduidade) + 15%  (resumos aula) + 20% (exercício escrito em aula). 

Esta UC não tem exame. 

No caso da docente te dúvidas em relação aos trabalhos escritos poderá ser necessária a Defesa de Nota, estipulada no Regulamento FCT.

Conteúdo

Introdução à Teoria e Valores e Património na Conservação: conceitos, programa, métodos de trabalho e avaliação. Valores e Sustentabilidade: um novo paradigma.

Do geral para o particular. O que é a Conservação? Conservação em sentido alargado em vez de um sentido estrito. A vertente social da Conservação. 

Aprofundando e indo um pouco atrás. O surgimento da conservação do património: de Ruskin a Riegl. Teorias clássicas vs Teoria Contemporânea da Conservação.

Teoria Contemporânea da Conservação por SMV. 

Dos Estudos Críticos do Património à Conservação Crítica. O que nos ensinam, o que podem ser uteis à Conservação. 

Sustentabilidade e Conservação. Os SDG’s. Como poderá a Conservação contribuir para a Sustentabilidade? 

Propostas para a Conservação orientada por valores e a Conservação baseada nas pessoas. 

Valores e Descolonização. 

Re-examinar noções de autenticidade, significado cultural, intenção, intervenção mínima, reversibilidade e condição.

Abordagens casuísticas e doutrinárias. O exemplo da Conservação de Arte Contemporânea.

Etnografia e Conservação