Conservação do Património e Sustentabilidade

Objetivos

No fim da UC o aluno terá adquirido competências que permitam compreender:

-Conceito de sustentabilidade aplicado à conservação do Património Cultural (PC)

-Formas e métodos atuais para tornar a conservação e restauro uma ação sustentável, desde o laboratório à gestão de coleções e sítios

-Como pode a conservação do PC, tangível e intangível ser vista como ação efetiva na mitigação de catástrofes naturais

-Os vários benefícios económicos gerados pelo património cultural e sua preservação (geração de emprego e aumento da circulação de capitais, capacitação profissional e preservação de conhecimento ligado a atividades artesanais, revitalização de centros urbanos, turismo direcionado ao património, etc.) e como a gestão pode ser feita de forma sustentável em várias vertentes

-Como pode a criação de novos patrimónios ligados às comunidades, ser ação efetiva na sustentabilidade de sítios e envolvente social: património e sua preservação como fator determinante no bem-estar e igualdade social.

Caracterização geral

Código

13311

Créditos

3.0

Professor responsável

Inês Alexandra Ramalho Coutinho, Joana Lia Antunes Ferreira

Horas

Semanais - 2

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

-

Bibliografia

- Gražulevičiūtė, I. (2006). Cultural Heritage in the Context of Sustainable Development. Environmental Research, Engineering and Management, 3(37), 74–79.

- Stubbs, M. (2004). Heritage-sustainability: Developing a methodology for the sustainable appraisal of the historic environment. Planning Practice and Research, 19(3), 285–305. https://doi.org/10.1080/0269745042000323229

-McGhie, H. A. (2019). Museums and the Sustainable Development Goals: a how-to guide for museums, galleries, the cultural sector and their partners. Curating Tomorrow, UK.

-Hernandez, C. (2013). THE GREEN CHALLENGE’: INCORPORATING SUSTAINABLE PRACTICES AND MATERIALS INTO COLLECTIONS CARE. Master Thesis, Fashion Institute of Technology.

Método de ensino

Aulas terão parte inicial expositiva onde serão fornecidos e explorados conceitos: Sustentabilidade e Preservação, p.e., de forma a fornecer bases necessárias ao aluno para a segunda parte da UC, que tem como metodologia de ensino principal a análise e discussão de casos de estudo ligados ao património tangível e intangível e ao papel da criação de novos patrimónios no bem-estar social.

Serão fornecidos casos de estudo ao aluno, que será também incentivado a procurar e propor casos para análise e discussão.

Método de avaliação

A avaliação será feita através de 1 relatório escrito (máx. 4000 palavras) de análise e discussão de casos de estudo e será realizado em grupo (referente a património tangível, intangível ou à criação de novos patrimónios e o seu papel no bem-estar social).

A apresentação oral final do relatório será individual e seguida da discussão do mesmo. 

As aulas 3, 5, 6 e 8, bem como o relatório, serão alvo de auto e hetero-avaliação.

No caso de alunos com o estatuto de trabalhador-estudante, a participação, bem como assiduidade e pontualidade, serão substituídas por peças de avaliação alternativas.

A entrega e apresentação do relatório será no dia 11 de Dezembro em horário a definir. O relatório deverá ser enviado em pdf para jlaf@fct.unl.pt e icoutinho@fct.unl.pt até à hora de início das apresentações.

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Relatório (grupo) 40% + Apresentação (individual) 40% + Participação 10% + Assiduidade e Pontualidade 5% + Auto e hetero-avaliação (5%)

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Na realização de qualquer prova devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”

Conteúdo

1 | 13 Set: IC e JLF | Apresentação. Agentes de mudança: UNESCO, ICCROM, Ki Culture

2 | 20 Set: Tomás Ramos | Definição e discussão do conceito de Sustentabilidade. Exemplos de modelos

3 | 27 Set: IC e JLF | Sustentabilidade no Património Cultural. Exercício: pilares da sustentabilidade

4 | 4 Out: Magali Sehn | Descolonização do Património e Sustentabilidade

5 | 11 Out: Magali Sehn | Novos Patrimónios e Bem-estar. Exercício com cenário

6 | 18 Out: IC e JLF | Património Intangível. Exercício com cenário: mapeamento cultural

7 | 25 Out: Catarina Pinheiro | Sustentabilidade no Laboratório

8 | 8 Nov: IC e JLF | Património Tangível. Exercício com cenário: aplicação de toolkits

9 | 15 Nov: Graça Filipe | Gestão de sítios: o caso da Fábrica de Pólvora de Vale Milhaços - Ecomuseu do Seixal

10 | 22 Nov: IC e JLF | Conservação Preventiva e Sustentabilidade: o caso da Biblioteca do Real Edifício de Mafra

11 | 29 Nov: IC e JLF | Património e mitigação de catástrofes naturais

12 | 6 Dez: Luís Sebastian | Sustentabilidade das políticas de gestão de dados