Conservação do Património e Sustentabilidade
Objetivos
No fim da UC o aluno terá adquirido competências que permitam compreender:
-Conceito de sustentabilidade aplicado à conservação do Património Cultural (PC)
-Formas e métodos atuais para tornar a conservação e restauro uma ação sustentável, desde o laboratório à gestão de coleções e sítios
-Como pode a conservação do PC, tangível e intangível ser vista como ação efetiva na mitigação de catástrofes naturais
-Os vários benefícios económicos gerados pelo património cultural e sua preservação (geração de emprego e aumento da circulação de capitais, capacitação profissional e preservação de conhecimento ligado a atividades artesanais, revitalização de centros urbanos, turismo direcionado ao património, etc.) e como a gestão pode ser feita de forma sustentável em várias vertentes
-Como pode a criação de novos patrimónios ligados às comunidades, ser ação efetiva na sustentabilidade de sítios e envolvente social: património e sua preservação como fator determinante no bem-estar e igualdade social.
Caracterização geral
Código
13311
Créditos
3.0
Professor responsável
Inês Alexandra Ramalho Coutinho, Joana Lia Antunes Ferreira
Horas
Semanais - 2
Totais - 28
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
-
Bibliografia
- Graulevičiūtė, I. (2006). Cultural Heritage in the Context of Sustainable Development. Environmental Research, Engineering and Management, 3(37), 74–79.
- Stubbs, M. (2004). Heritage-sustainability: Developing a methodology for the sustainable appraisal of the historic environment. Planning Practice and Research, 19(3), 285–305. https://doi.org/10.1080/0269745042000323229
-McGhie, H. A. (2019). Museums and the Sustainable Development Goals: a how-to guide for museums, galleries, the cultural sector and their partners. Curating Tomorrow, UK.
-Hernandez, C. (2013). THE GREEN CHALLENGE’: INCORPORATING SUSTAINABLE PRACTICES AND MATERIALS INTO COLLECTIONS CARE. Master Thesis, Fashion Institute of Technology.
Método de ensino
Aulas terão parte inicial expositiva onde serão fornecidos e explorados conceitos: Sustentabilidade e Preservação, p.e., de forma a fornecer bases necessárias ao aluno para a segunda parte da UC, que tem como metodologia de ensino principal a análise e discussão de casos de estudo ligados ao património tangível e intangível e ao papel da criação de novos patrimónios no bem-estar social.
Serão fornecidos casos de estudo ao aluno, que será também incentivado a procurar e propor casos para análise e discussão.
Método de avaliação
A avaliação será feita através de 1 relatório escrito (máx. 4000 palavras) de análise e discussão de casos de estudo e será realizado em grupo (referente a património tangível, intangível ou à criação de novos patrimónios e o seu papel no bem-estar social).
A apresentação oral final do relatório será individual e seguida da discussão do mesmo.
As aulas 3, 5, 6 e 8, bem como o relatório, serão alvo de auto e hetero-avaliação.
No caso de alunos com o estatuto de trabalhador-estudante, a participação, bem como assiduidade e pontualidade, serão substituídas por peças de avaliação alternativas.
A entrega e apresentação do relatório será no dia 11 de Dezembro em horário a definir. O relatório deverá ser enviado em pdf para jlaf@fct.unl.pt e icoutinho@fct.unl.pt até à hora de início das apresentações.
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Relatório (grupo) 40% + Apresentação (individual) 40% + Participação 10% + Assiduidade e Pontualidade 5% + Auto e hetero-avaliação (5%)
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Na realização de qualquer prova devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”
Conteúdo
1 | 13 Set: IC e JLF | Apresentação. Agentes de mudança: UNESCO, ICCROM, Ki Culture
2 | 20 Set: Tomás Ramos | Definição e discussão do conceito de Sustentabilidade. Exemplos de modelos
3 | 27 Set: IC e JLF | Sustentabilidade no Património Cultural. Exercício: pilares da sustentabilidade
4 | 4 Out: Magali Sehn | Descolonização do Património e Sustentabilidade
5 | 11 Out: Magali Sehn | Novos Patrimónios e Bem-estar. Exercício com cenário
6 | 18 Out: IC e JLF | Património Intangível. Exercício com cenário: mapeamento cultural
7 | 25 Out: Catarina Pinheiro | Sustentabilidade no Laboratório
8 | 8 Nov: IC e JLF | Património Tangível. Exercício com cenário: aplicação de toolkits
9 | 15 Nov: Graça Filipe | Gestão de sítios: o caso da Fábrica de Pólvora de Vale Milhaços - Ecomuseu do Seixal
10 | 22 Nov: IC e JLF | Conservação Preventiva e Sustentabilidade: o caso da Biblioteca do Real Edifício de Mafra
11 | 29 Nov: IC e JLF | Património e mitigação de catástrofes naturais
12 | 6 Dez: Luís Sebastian | Sustentabilidade das políticas de gestão de dados
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: