História da Ciência

Objetivos

Compreender a construção do conhecimento científico desde a Grécia Antiga e até à segunda metade do séc. XX;

Identificar e contextualizar os principais actores, instituições, práticas, teorias, e processos que moldaram o conhecimento científico;

Compreender o impacto social e cultural das práticas científicas e o modo como estas foram influenciadas pelo contexto histórico em que tiveram lugar.

Caracterização geral

Código

9923

Créditos

6.0

Professor responsável

Daniel de Brito Candeias Gamito Marques

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não há requisitos específicos, mas recomenda-se que os alunos tenham noções básicas em história, filosofia e/ou pelo menos uma disciplina das ciências naturais ou matemática.

Bibliografia

Colecção História e Filosofia da Ciência (var. vols). Porto Editora.

Método de ensino

Fornecimento de textos para leitura prévia pelos alunos e posterior discussão nas aulas;

Apresentação de tópicos da História das Ciências pelo professor e discussão em grupo com os alunos.

Método de avaliação

Apresentação (15 min) de artigo recente que aborde a história das ciências e/ou da medicina e discussão em grupo (20%);

Ensaio crítico (8.000 a 10.000 palavras, incluindo notas de rodapé e bibliografia consultada), sobre tópico da história das ciências e/ou da medicina (50%);

Leitura de textos fornecidos e participação nas aulas (30%).

Conteúdo

A Antiguidade. A filosofia e a filosofia natural. Modelos cosmológicos, epiciclos e deferentes. Empiristas e dogmáticos na medicina. Teoria dos humores.

Da Idade Média ao Renascimento. Ciência por asserção. Universidade medieval. A Escolástica. Aristotelismos e a teoria do ímpeto.

A Revolução Científica. Gabinetes de curiosidades. Vesálio e Harvey. Heliocentrismo. Cosmologias de Copérnico, Tycho Brahe e Kepler. A física de Galileu. O mecanicismo. Bacon e a filosofia experimental. Boyle e Paracelso. Academias e universidades. A física de Newton.

O Iluminismo. A história natural de Lineu e Buffon. Colonialismo. A teoria do flogisto. A química de Priestley e Lavoisier.

Museu vs campo. Fósseis, teologia cristã, geologia e geognosia. Museus de história natural. A anatomia comparada de Cuvier. Lamarck, Saint-Hilaire e o mundo vivo. Actualismo e uniformitarismo em Lyell. A teoria da evolução de Darwin.

O laboratório. A biogeografia de Humboldt. Fluidos subtis. A electroquímica de Davy. A química orgânica de Liebig. Teoria celular. Bernard e a fisiologia experimental. A microbiologia de Pasteur e Koch. Teoria miasmática e germinal da doença.

Estatística e as ciências. A Revolução Industrial. Electricidade e electromagnetismo. Conceito de energia. Thomson, Clausius e a entropia. O calórico. Métodos estatísticos. Teoria cinética dos gases. A biometria. Leis da hereditariedade de Mendel e a sua redescoberta.

Novas ciências. Comte e o positivismo. Electrões. Raios-X, radiação mineral, e radioactividade. Planck, Einstein e a física quântica. Histeria, inconsciente e a psicanálise.

Big Sciences. Estandardização e internacionalização. Ciência e diplomacia. Armas químicas. Eugenia e nazismo. Scalling-up. A bomba atómica. A Big Science.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: