Rochas Industriais e Ornamentais
Objetivos
O objectivo da disciplina é levar o estudante a compreender a importância dos recursos naturais na sociedade moderna, com base nos seguintes conhecimentos:
- Origem dos depósitos minerais, modo e local de ocorrência.
- Relação entre processos geológicos e a génese e enriquecimento de determinados depósitos minerais.
- Factores que determinam a viabilidade de uma exploração mineral economicamente.
- Planificação e execução de um projecto de exploração mineira.
- Analisar os minerais industriais do ponto de vista da sua mineralogia, ocorrências, tecnologia, aplicações e mercado.
- Aplicação dos minerais industriais para múltiplos fins. No caso das rochas ornamentais, utilizar os conhecimentos adquiridos para escolha adequada deste uso.
- Executar, interpretar e compreender as diferentes propriedades tecnológicas dos materiais.
Dotar os alunos de conhecimentos relacionados com a transformação e beneficiação de rochas ornamentais.
Caracterização geral
Código
11025
Créditos
3.0
Professor responsável
Joaquim António dos Reis Silva Simão, Paulo do Carmo de Sá Caetano
Horas
Semanais - 2
Totais - 44
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Frequência às unidades: Mineralogia, Geologia Geral, Petrologia Ígnea e Metamórfica, Petrologia Sedimentar e Sedimentologia.
Bibliografia
Casal Moura, A. coord. (2009) - ORNABASE, Catalogue of Portuguese Ornamental Stones. online version: https://geoportal.lneg.pt/pt/bds/rop/
Casal Moura, A. coord. (2007) - Mármores e calcários ornamentais de Portugal. INETI - Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, 383 p
Moura, A. & Velho, J. (2011) – Recursos geológicos de Portugal. Editora Palimage, 571pp.
VELHO, J.L (2005) - Mineralogia Industrial, Princípios e aplicações. Lidel-ed. técnicas Limitada, 606 pp.
GOMES, C. (2002) - Argilas-aplicações na industria, Universidade de Aveiro, 338 pp.
MOURA, A.C. (2000) – Granitos e Rochas Similares de Portugal. Instituto Geológico e Mineiro. Marca–Artes Gráficas, Porto. 179p.
GOMES, C.F. (1990) Minerais Industriais - Matérias Primas Cerâmicas; INIC, 247 p.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas em sala de aula, laboratório e visitas de estudo a empresas da indústria extractiva.
Método de avaliação
Relatórios (grupos de 2) de ensaios de rochas industriais e ornamentais em laboratório: 15%
Relatórios (grupos de 2) de uma das saídas técnicas obrigatórias a empresas, laboratórios do setor e explorações: 15%
Trabalho de pesquisa (grupos de 3) sobre uma temática no âmbito da unidade e apresentação/discussão em aula: 30%
1 teste escrito: 40%
Conteúdo
Conceito de minerais e de rochas industriais, de rocha ornamental e pedra natural, de recursos e reservas. As classificações propostas para os minerais e rochas industriais. A proposta de classificação do IMIWOG.
Tipos de rochas usadas na indústria em geral e como rocha ornamental. Conceito geológico versus conceito comercial de rocha ornamental (mármores e granitos). Cor, textura, homogeneidade da cor e da textura, composição mineralógica.
Composição e origem versus propriedades físicas e mecânicas das rochas ornamentais e industriais.
Rochas silicatadas de origem ígnea, sedimentar e metamórfica; rochas carbonatadas de origem sedimentar e metamórfica. Especificações da rocha para fins industriais e ornamentais.
Caracterização físico-mecânica. Testes e ensaios tecnológicos. Utilização de rochas na Arquitectura. Alteração das rochas ornamentais, condicionamentos composicionais e climatológicos. Alteração em ambientes agressivos: poluição atmosférica, nevoeiro salino, acção dos resíduos sólidos da atmosfera. Conservação e restauro.
A exploração de minerais e rochas industriais e ornamentais. Planificação de um projecto de exploração. Métodos de exploração geológicos, geofísicos e geoquímicos. Cálculo de depósitos e estimação de reservas. Impacte ambiental de exploração mineira.
Caracterização e enquadramento geológico das diversas ocorrências de minerais erochas industriais, com ênfase para as rochas ornamentais. Estudo dos principais depósitos de rochas. Condicionamento mineralógico, textural, físico, químico e mecânico para rochas do tipo ornamental. Nomenclatura comercial para as rochas de aplicação industrial. Aplicações diversas de rochas industriais no sector da construção civil e arquitectura, em função de suas propriedades. Caracterização macroscópica de minerais e aplicação de técnicas de identificação com recursos de Difração de Raios-X, espectrometria de Absorção de Infravermelho e de
DTA. Estudo das diversas aplicações de minerais nas indústrias. Especificação de matérias primas e suas aplicações na indústria.