Técnicas Biomoleculares I

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram competências na componente laboratorial nas diferentes áreas da Bioquímica. Tendo em conta o carácter experimental desta unidade curricular é um objectivo promover os princípios de integridade científica e académica, nomeadamente: honestidade, confiança, responsabilidade, objectividade, imparcialidade e independência, abertura e acessibilidade.

Pretende-se que no final desta unidade curricular, os estudantes:

  • tenham desenvolvido proficiência em diversas técnicas e métodos utilizados na investigação de sistemas biológicos
  • demonstram capacidade de avaliar criticamente e selecionar as técnicas biomoleculares mais apropriadas para o estudo de biomoléculas
  • sejam capazes de conceber e executar trabalho experimental para investigar a função e estrutura de proteínas (e outras biomoléculas)
  • tenham desenvolvido um pensamento crítico para analisar e interpretar os resultados experimentais
  • tenham desenvolveram competências em pesquisa científica, sendo capazes de escrever de forma clara, concisa e rigorosa
  • tenham melhorado as suas habilidades de comunicação oral e de trabalhar em grupo

 

Caracterização geral

Código

10825

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Alice Santos Pereira

Horas

Semanais - 4

Totais - 60

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Artigos científicos recomendados pelos docentes/investigadores.

Método de ensino

A UC oferece uma experiência de aprendizagem completa, combinando aulas práticas, pesquisa bibliográfica e trabalho laboratorial, proporcionando aos estudantes uma aprendizagem abrangente e cativante. 

Nas aulas teórico-práticas, docentes e investigadores convidados exploram diversas técnicas biomoleculares, aprofundando os conceitos teóricos e discutindo suas aplicações, vantagens e limitações.

Os estudantes são desafiados a conceber um protocolo experimental para uma disciplina de Bioquímica do 1.º ciclo. Através de pesquisa bibliográfica, desenho experimental e execução prática, os estudantes obtêm e analisam dados para testar hipóteses previamente formuladas. Ao longo do processo, os docentes orientam os grupos de estudantes, discutindo a viabilidade e pertinência das atividades propostas. Desta forma, os estudantes assumem um papel ativo na construção do conhecimento, investigando os temas propostos e procurando respostas de forma autónoma.

Os estudantes apresentam as suas propostas de protocolo, resultados, análises/interpretações e conclusões em trabalhos escritos e orais, estimulando o debate científico e a troca de ideias.

Método de avaliação

A avaliação será contínua, acompanhando-se a evolução de cada estudante ao longo do semestre. 

Serão contemplados vários parâmetros, nomeadamente, o esforço despendido pelo estudante, a capacidade de execução experimental, conhecimento adquirido, capacidade de comunicação e trabalho em equipa, criatividade e espírito de iniciativa e maturidade.

FrequênciaÉ obrigatória a participação em todas as aulas práticas laboratoriais (5 aulas, totalizando 20 h).

Avaliação da UC:  

1.      Avaliação das aulas práticas – 10%

  • Serão avaliados a pontualidade, participação, o envolvimento e progresso individual dos estudantes em cada aula.

2.      Avaliação dos protocolos:

  • Concepção e design do protolo – 25%
  • Apresentação oral (max. de 15 min/grupo) e discussão do protocolo (max de 40 min/grupo) – 35% 
    • Serão avaliados a capacidade de comunicar os resultados de forma clara e concisa, respondendo a perguntas e defendendo as ideias e a análise dos resultados
  • Relatório final – 30% 
    • Deve ser escrito na forma de relatório ou arigo científico completo. Inclui os resulatdos, sua análise, interpretação e discussão/comparação com a literatura. Podem, ainda, ser propostas metodologias completares de análise para comprovar as hipóteses de trabalho.

Notas importantes:

  1. As notas de todos os elementos de avaliação serão arredondadas à décima; as notas de cada componente entrarão na fórmula de classificação final também arredondadas à décima;
  2. A UC não tem Exame de Recurso. Devido à sua forte componente experimenatal, a nota final não é passível de melhoria.

Conteúdo

A unidade curricular Técnicas Biomoleculares I (TB I) tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma formação sólida em técnicas biomoleculares, com ênfase na caracterização funcional e estrutural de biomoléculas. Com uma forte componente prática, TB I apresenta um currículo abrangente dividido em duas partes complementares. A primeira parte foca a descrição de técnicas experimentais avançadas usadas na caracterização funcional e estrutural de biomoléculas, nomeadamente, microscopia, calorimetria, termoforese, espectrometria de massa, fotometria de massa. A primeira parte aborda, ainda, métodos essenciais para garantir a qualidade e integridade das amostras biológicas destinadas à análise. Na segunda parte da UC os estudantes têm a oportunidade de desenvolver, em autonomia, protocolos experimentais em Bioquímica. Guiados pelos docentes da UC, os estudantes trabalharão em equipa para desenhar e desenvolver um protocolo para um trabalho experimental em Bioquímica. A UC tem uma evolução e atualização constantes e a participação de especialistas que partilharão seus conhecimentos e experiências.

Tópicos abordados:

  1. Técnicas de produção, isolamento e purificação de proteínas recombinantes
  2. Controlo de qualidade (SDS-PAGE/PAGE, SEC, DLS, MP)
  3. Microscopia (fluorescência, confocal)
  4. Estudo de biomoléculas ao nível da nanoescala: AFM, TEM, SEM
  5. Técnicas de calorimetry
  6. Mass spectrometry  (MS)
  7. Microscale Thermophoresis (MST

 

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: