Técnicas Biomoleculares II

Objetivos

O objetivo principal desta unidade curricular é dotar os estudantes de competências experimentais essenciais em diversos domínios bioquímicos. Para tal, os estudantes integrarão equipas de investigação lideradas por docentes e investigadores do Departamento de Química (ou de outros departamentos) da NOVA FCT (ou outras instituições). Através de um programa laboratorial rotativo, os estudantes realizarão duas rotações distintas ao longo do semestre. Cada rotação terá a duração de quatro dias completos ao longo de 2 semanas, totalizando 24 h por rotação.

Em cada laboratório, os estudantes terão a oportunidade de colaborar com investigadores e ganhar experiência prática com técnicas amplamente utilizadas pelo grupo em vários sistemas biológicos. Esta abordagem imersiva proporcionará aos estudantesuma compreensão abrangente das múltiplas técnicas utilizadas em investigação bioquímica moderna. Dada a natureza experimental desta unidade curricular, pretendemos também incutir os princípios fundamentais de integridade científica e académica, nomeadamente a honestidade, a confiança, a responsabilidade, a objetividade, a imparcialidade, a independência, a abertura e a acessibilidade.

Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes serão capazes de:

  • Identificar um conjunto diversificado de técnicas e metodologias experimentais empregues no estudo dos sistemas biológicos
  • Cultivar uma forte mentalidade científica caracterizada pela curiosidade, pensamento crítico, resolução de problemas, rigor intelectual, entre outros
  • Demonstrar proficiência na escrita científica e de investigação, produzindo relatórios críticos, concisos e rigorosos
  • Comunicar eficazmente os resultados da investigação através de apresentações orais claras e confiantes

Caracterização geral

Código

10870

Créditos

3.0

Professor responsável

Maria Alice Santos Pereira

Horas

Semanais - 2

Totais - 42

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

A bibliografia recomendada pelos orientadores de cada rotação.

Método de ensino

Ao longo do período intercalar, os estudantes terão a oportunidade de realizar duas rotações de duas semanas cada, totalizando 24 horas em cada tema. As rotações serão selecionadas pelos próprios estudantes a partir de uma lista diversificada, disponibilizada com antecedência. O programa valoriza tanto a prática laboratorial quanto a compreensão dos fundamentos teóricos de cada técnica. Particularmente, pretende-se estimular o desenvolvimento de um pensamento crítico, essencial para a aplicação eficaz das metodologias e a obtenção de resultados.

Método de avaliação

A avaliação será contínua e no final de cada rotação os professores terão que preencher uma ficha de avaliação fornecida pelo responsável da unidade curricular. Serão contemplados vários parâmetros, nomeadamente, o esforço despendido pelo estudante, a capacidade de execução experimental, conhecimento adquirido, capacidade de comunicação e trabalho em equipa, espírito de iniciativa ou maturidade.

Critérios de avaliação:

1. Para obter “frequência" - Realização de 24 h de trabalho presencial em cada rotação

2. Avaliação da UC

  • Avaliação contínua do trabalho – 35%
  • Apresentação do trabalho realizado nas 2 rotações – 40%
  • Relatório científico – 25%

 

 

 

Conteúdo

Em consonância com os objectivos da unidade curricular, os estudantes participarão em trabalhos experimentais práticos que abrangem diversas áreas da bioquímica, desde a biologia molecular à biofísica. Através de duas rotações laboratoriais distintas, os estudantes aplicarão técnicas essenciais para o isolamento, purificação ou produção de biomoléculas, e sua caraterização utilizando metodologias bioquímicas, biofísicas, cinéticas, espectroscópicas, estruturais ou outras metodologias relevantes. Os estudantes terão ainda que realizar um trabalho escrito dos num temas abordado.

Pretende-se que no final desta unidade curricular, os estudantes tenham:

  • adquirido competências nas diferentes técnicas/métodos usados no estudo de sistemas biológicos. As rotações permitirão a integração em equipas de investigação facultando o desenvolvimento de estratégias e abordagens não adquiridas na execução de um protocolo pré-estabelecido e optimizado nas aulas práticas convencionais
  • desenvolvido competências na pesquisa e ne escrita científica de um modo crítico, sucinto e rigoroso
  • melhorado a sua capacidade de comunicação oral

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: