Métodos de Estudo em Paleontologia
Objetivos
Proporcionar a aquisição de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de investigação científica de qualidade nos diferentes domínios da Paleontologia.
Promover a aprendizagem de técnicas de trabalho que contribuam significativamente para o desenvolvimento de investigação aprofundada no domínio da Paleontologia.
Dominar técnicas de campo e laboratoriais para a pesquisa, amostragem, separação e estudo dos fósseis.
Proporcionar o desenvolvimento de competências técnicas que contribuam para a formação de profissionais produtivos.
Caracterização geral
Código
10928
Créditos
6.0
Professor responsável
Octávio João Madeira Mateus
Horas
Semanais - 3
Totais - 51
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Os alunos deverão conhecer os conceitos básicos da paleontologia.
Bibliografia
ANDERSEN,A.F.; CHAPMAN, R.E. & DICKMAN, J. (2001) – Using prototyping technology in vertebrate paleontology: Journal of Vertebrate Paleontology, 21(3): 28A
ALCOBER, O. (2002) – Tomografia digital de tetrápodos triásicos de Argentina. Ameghiniana, 39 (4 Supl.):5R.
CARVALHO, Ismar de Sousa (editor) (2010) - Paleontologia: Conceitos e Métodos – 3ª edição. Editora Interciência. Brasil.
Hammer, Ø., & Harper, D. A. (2008). Paleontological data analysis. John Wiley & Sons.
TRAVERSE, A. (2007) – Paleopalynology. Second Edition, Springer, The Netherlands.
TAYLOR, T.N.; TAYLOR, E. & KRINGS, M. (2009) – Palaeobotany: The biology and evolution of fossil plants. Second Edition, Academic Press, New York.
Wylie, C. D. (2021). Preparing Dinosaurs: The Work Behind the Scenes. MIT Press.
Journal of Paleontological Techniques https://www.jpaleontologicaltechniques.org/
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
A nota final do MEP Métodos de Estudo em Paleontologia é dividida e avaliada por três professores, a saber
- 50% Prof. Octávio Mateus (FCT-NOVA) que é composta por:
- 1) dois trabalhos laboratoriais e respetivos relatórios (25%),
- 2) relatório de campo (15%).
- 3) tarefas na sala de aula (fotogrametria, fotografia, ilustração, estúdio de R, histologia, etc.) (10%)
- 25% Prof. Paulo Legoinha (FCT-NOVA) que é composto por:
- 4) tarefas de micropaleontologia em sala de aula (25%)
- 25% Prof. Ausenda Balbino (U.Évora) que é composto por:
- 5) tarefas em sala de aula (25%)
Aos trabalhadores-estudantes aplicam-se as regras e excepções previstas na lei e nos regulamentos.
Conteúdo
Fósseis: colheita e métodos de estudo.
Técnicas de preparação de microfósseis (calcários e siliciosos).
Técnicas de preparação química e mecânica de vertebrados fósseis. A importância dos agentes consolidantes na preparação. Etapas da preparação.
Metodologias digitais aplicadas ao estudo de vertebrados.
Técnicas de microscopia electrónica no estudo dos fósseis.
Tratamento laboratorial de amostras para pesquisa de mesorrestos de vegetais fósseis, esporos e pólenes.
Moldagem e replicação de fósseis.
Ilustração de fósseis.
Importância da Paleontologia nas reconstituições paleoambientais e paleoecologicas.