Paleontologia de Vertebrados

Objetivos

Objectivos gerais:

Adquirir conhecimentos avançados de paleontologia e evolução de vertebrados, com destaque aos peixes, répteis, e mamíferos, nomeadamente através do desenvolvimento de competências transversais no âmbito de i) anatomia e osteologia, ii) classificação, sistemática e taxonomia, iii) processos e mecanismos de evolução.

Objectivos específicos:

- Adquirir conhecimento sobre origem e evolução dos principais grupos de vertebrados

- Discutir e aplicar os conceitos sobre paleontologia de vertebrados

- Conhecer os grupos de vertebrados mais comuns em Portugal: peixes, crocodilomorfos,

dinossauros e mamíferos.

Caracterização geral

Código

10934

Créditos

6.0

Professor responsável

Octávio João Madeira Mateus

Horas

Semanais - 3

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Formação (UC) em biologia ou UC do semestre anterior

Bibliografia

M. Telles ANTUNES & A. C. BALBINO (2010) – “Fósseis de Portugal”/ PALEONTOLOGIA. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 3ª Edição, vol. 1, Cap. 32, pp. 633-657.Editor: Ismar de Souza Carvalho). PALEONTOLOGIA. Ed. Interciência.

M. J. Benton. 2004 Vertebrate Palaeontology, 3d ed., Blackwell, Oxford.

Carroll, R. L. (1988). Vertebrate Paleontology and Evolution. New York: W. H. Freeman and Company. pp. 1–698. ISBN 0-7167-1822-7.

Nesbitt, S.J. 2011. The Early Evolution of Archosaurs: Relationships and the Origin of Major Clades. Bulletin of the American Museum of Natural History. 352:1-292.

M. J. Benton (ed.), The Phylogeny and Classification of the Tetrapods, vol.1: Amphibians, Reptiles and Birds, Clarendon Press, Oxford, 1988

Romer, A. S. (1956). Osteology of Reptiles. Chicago: University of Chicago Press. pp. 772. ISBN 089464985X.

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Paleontologia de Vertebrados: Origem dos Vertebrados, evolução, sistemática e caracterização dos principais grupos. Agnatas e Peixes (Classe Placodermi, Classe Acanthodii, Classe Chondrichthyes); Tetrápodes e Anfibios; Repteis (i) Arcossauros - dinossauros, aves, crocodilos (ii) Mosassauros, (iii) Plesiossauros; Mamíferos; Primatas e Hominídeos.

Anatomia comparada: esqueleto, dentes, órgãos não esqueléticos.

Transição de ambientes, exemplos e principais adaptações: conquista do meio terrestre, adaptações aquáticas secundárias, origem do voo activo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: