Geocronologia Aplicada à Paleontologia
Objetivos
Reunir conhecimentos sobre as potencialidades da aplicação de geocronologia em estudos paleontológicos. Contactar com técnicas de amostragem, processamento dos materiais geológicos para estudos de geocronologia. Desenvolver estudos descritivos dos concentrados de minerais pesados usados em geocronologia. Contactar com os procedimentos da análise isotópica de minerais com recurso a espectrómetros de massa acoplados a lasers. Desenvolver a capacidade de interpretar dados de geocronologia com C14 em matéria orgânica (carvão, madeira, turfa, sementes, pólen, ossos, conchas calcárias, casca de ovo, couro, pelos, cabelos, tecidos, papel, cerâmica, pinturas rupestres, resinas, etc), que pode ser usado em Paleontologia para datar amostras que tenham até cerca de 50 mil anos de idade e também em arqueologia pode oferecer pistas para determinar a idade de um artefacto (objectos, inscrições e documentos históricos).Analisar dados geocronológicos em fragmentos de ossos de vertebrado.
Caracterização geral
Código
10938
Créditos
6.0
Professor responsável
Paulo Alexandre Rodrigues Roque Legoinha
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 51
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Sem requisitos.
Bibliografia
Albardeiro, L., Pereira, M.F., Gama, C., Chichorro, M., Hofmann, M., Linnemann, U., (2014). Provenance study of Pliocene–Pleistocene sands based on ancient detrital zircons (Alvalade Basin, SW Iberian Atlantic coast). SEDIMENTARY GEOLOGY, 307, 47–58.
Allegre, C.J. (Ed.), 2008. Isotope Geology. Cambridge University Press.
Gehrels, G. (2011). Detrital Zircon U-Pb Geochronology: Current Methods and New Opportunities. Tectonics of Sedimentary Basins, John Wiley & Sons, Ltd: 45-62.
Pereira, M. F., Albardeiro, L., C., Gama, C., Chichorro, M., Hofmann, M., Linnemann, U., (2016). Provenance of Holocene beach sand in the Western Iberian margin: the use of the Kolmogorov–Smirnov test for the deciphering of sediment recycling in a modern coastal system. SEDIMENTOLOGY, 63, 1149–1167
Wagner, G. 1999. Age Determination of Young Rocks and Artifacts: Physical and Chemical Clocks in Quaternary Geology and Archaeology (Natural Science in Archaeology). Springer-Verlag.
Método de ensino
Trabalhos de campo para observação de sequências estratigráficas; Discussão dos ambientes sedimentares, história e evolução da Terra.
Trabalhos laboratoriais: partição e moagem de rochas, separação por susceptibilidade magnética/densidade, com os métodos de fabrico de lâminas delgadas e montagens de minerais em resina e métodos de polimento. Observação à lupa binocular dos minerais a datar. Consulta de material de apoio no formato digital sobre os equipamentos básicos para estudos de mineralogia, petrografia e geocronologia (CL, LA-ICP-MS e SHRIMP); Resolução de exercícios sobre observação e interpretação de dados de geocronologia pelo método do radiocarbono em matéria orgânica, U-Pb e K-Ar. Pesquisa bibliográfica.
Método de avaliação
A avaliação será repartida por: 70% na realização de um trabalho escrito com pesquisa bibliográfica (tema a escolher duma lista sugerida pelo avaliador) e 30% no desempenho nas actividades lectivas (exercícios práticos e participação).
Conteúdo
Caracterização do método do radiocarbono (C14), do método radiometrico com zircão no sistema isotópico U-Pb, e da anfibola e das micas no sistema isotópico K-Ar.
Metodologias de concentração, selecção e separação de amostras e de minerais alvo (amostragem, moagem, separação por susceptibilidade magnética, por densidade e por observação óptica). Tratamento de dados e estimativa do erro, diagramas de concórdia e Tera-Wasserburg.
Utilização de software que seja apropriado para organização e apresentação de resultados. Aplicação prática a exemplos estudados de geocronologia de zircão, anfibola e micas na calibragem das idades de sequências sedimentares fossilíferas ou azóicas, com crucial importância na interpretação de colunas estratigraficas, na análise de proveniência sedimentar e caracterização das IGNOREes, no estabelecimento de idades de deposição máxima e no desenvolvimento de modelos de reconstrução paleogeográfica à escala regional e global.