Fundamentos de Ecologia

Objetivos

•Consolidar conceitos básicos de Ecologia (p. ex. ecossistema, comunidade, população, nicho, cadeia trófica, diversidade, competição, mutualismo, comensalismo, simbiose, parasitismo, serviços dos ecossistemas).
•Adquirir conhecimentos sobre as principais ameaças dos ecossistemas (p. ex. sobre-exploração, poluição, efeitos das alterações climáticas) e sobre os desafios e soluções para a sua gestão e conservação.
•Adquirir capacidades para o desenvolvimento de investigação científica em ecologia (pesquisa bibliográfica, interpretação e síntese de literatura científica, escrita e comunicação científica, formulação de hipóteses, delineamento amostral, recolha de dados no campo, análise de amostras biológicas em laboratório e análise de dados).

Caracterização geral

Código

10651

Créditos

6.0

Professor responsável

Carlos David da Silva Oliveira dos Santos

Horas

Semanais - 4

Totais - 76

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

•Smith, T.M. and Smith, R.L. (2012) Elements of Ecology. 8th Edition, Pearson Benjamin Cummings.
•Newman, M.C. (2019). Fundamentals of Ecotoxicology: The Science of Pollution. CRC Press (apenas para a aula T11)

Método de ensino

Modelo geral de ensino

•Aulas teóricas terão como base a exposição de conteúdos com apresentações temáticas em PowerPoint pelo professor. Serão seguidos dois livros, cujos capítulos serão idetificados na primeira aula e deverão ser trabalhados antes de cada aula.
•Aulas práticas consistirão no desenvolvimento de exercícios focando as várias etapas de um projeto científico em Ecologia: Desenho experimental, pesquisa bibliográfica, planeamento de projetos, recolha de dados, analise de dados e apresentação de resultados. As aulas em sala de aula incluirão introduções temática pelo professor, seguida de exercícios de caráter prático realizados em grupo.

Métodos de Formação Ativa

•Em cada aula teórica serão disponibilizados 30 minutos para apresentações voluntárias de alunos com 5 minutos que desenvolvam tópicos abordados pelo professor na aula anterior. Estas apresentações podem ter por base artigos científicos, livros, ou outros materiais de caráter científico. A apresentação será seguida de um espaço para questões e comentários dos colegas. As apresentações serão um elemento de inflação da nota da componente teórica (ver métodos de avaliação)     
•As aulas práticas focarão as várias etapas de um projeto científico a ser desenvolvido pelos alunos com livre escolha nas temáticas, dentro do âmbito da UC. Em todas as aulas os alunos estarão organizados em grupos de trabalho. Na aula de apresentação dos resultados dos projetos, cada grupo será avaliado pelo professor e também pelos colegas.  

Método de avaliação

Nota final = Componente teórica (50%) +  Componente prática (50%)

Componente teórica: 

•É avaliada com dois testes, valendo 50% cada, ou por exame
•As apresentações temáticas de 5 minutos no espaço da aula teórica valem um bónus 1 valor na nota da componente teórica para as 10 pessoas mais participativas. Esse ranking considerará o número de apresentações feitas, a qualidade destas (avaliada pelo professor) e a participação na discussão das apresentações dos colegas.

Componente prática: 

•Relatório escrito do projeto de investigação (50%)
•Apresentação oral dos resultados do projeto de investigação (40%). A avaliação pelos colegas de turma terá o peso de 1/4 desta nota. 
•Avaliação do desempenho individual na execução de trabalhos práticos na aula (desenho experimental do projeto, pesquisa bibliográfica e análise de dados), valendo 10% da componente prática. Registado pelo professor durante a aula.
•As notas da componente prática podem ser guardadas para o ano seguinte em caso de reprovação à UC

Presença obrigatória nas aulas práticas:

•É tolerada a falta em até 1/3 das aulas práticas desde que justificadas com motivos de força maior.
•Exceder esse número de faltas implica a reprovação do aluno

Melhorias em exame:

•Na componente teórica o exame de melhoria incidirá sobre todo o conteúdo teórico da UC.
•Caso o aluno consiga melhorar a nota teórica em exame, esta nota será combinada com o resultado da avaliação da componente prática obtido durante o semestre
•É possível solicitar melhoria da componente prática, sendo esta realizada através da redação de um novo relatório do projeto de investigação .

Conteúdo

1. Introdução. Definição, objectivos e importância da ecologia. Ecologia aplicada.

2. Factores ecológicos. Radiação solar e clima, temperatura, água, elementos nutritivos e solos.

3. Seres vivos e ambiente. Adaptação, tolerância, homeostase e sistemas de retroação. Selecção natural e adaptação ecológica. Decomposição.

4. Ecologia de populações. Características das populações. Crescimento populacional. Tabelas de vida. Modelos determinísticos e estocásticos. Crescimento populacional humano. Oscilações em populações naturais. Competição intraespecífica. Nicho ecológico e coexistência de espécies. Predação. Adaptações anti-predador. Modelos predador-presa.

5. Impactes humanos nas populações. Exploração de populações, exploração de florestas, perda de habitats e fragmentação. Recuperação de animais selvagens. Poluição. Controlo de pragas.

6. Evolução e conservação da biodiversidade genética: Principais mecanismos genéticos. Lei de Hardy-Weinberg. Extinção e conservação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: