Objetivos
•Adquirir e consolidar conhecimentos básicos de áreas temáticas da Biologia Animal, incluindo, história da vida animal, genética, evolução, reprodução, desenvolvimento, morfologia, taxonomia, fisiologia, comportamento e conservação de animais selvagens.
•Aprofundar conceitos teóricos por meio de exercícios práticos, simulações e experiências em laboratório.
•Estabelecer contacto com métodos de investigação e áreas de desenvolvimento em várias temáticas da Biologia Animal.
Caracterização geral
Código
7933
Créditos
6.0
Professor responsável
Carlos David da Silva Oliveira dos Santos
Horas
Semanais -
4
Totais -
56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
não tem.
Bibliografia
- “Life. The Science of Biology”. Sadava, D., Heller, D. M., Heller, H. C., Hacker, S.D.11ª edição. 2017. Sinauer Associates Inc., USA.
-”Integrated Principles of Zoology”. Hickman, C. P.H.Jr., Keen, S.L., Eisenhour, D.J., Larson, A., l’Anson, H. 17º edição (2017). McGraw-Hill Education, NY, USA. ISBN 978-1-259-56231-0
Método de ensino
Modelo geral de ensino
•Aulas teóricas têm como base a exposição de conteúdos com apresentações temáticas em PowerPoint pelo professor. São seguidos três livros, cujos capítulos são identificados na primeira aula e deverão ser trabalhados antes de cada aula.
•Aulas práticas consistem no desenvolvimento experiências em laboratório, exercícios e simulações em computador que pretendem aprofundar conceitos abordados nas aulas teóricas. São também trabalhados artigos científicos dentro das temáticas da Biologia Animal.
Métodos de Formação Ativa
•Os métodos de Formação Ativa no ensino têm como objetivo o envolvimento direto do aluno no processo de aprendizagem, estimulando a resolução de problemas práticos, a autonomia, o espírito crítico, o carácter investigativo, e a discussão e colaboração com os colegas.
•Em cada aula teórica são disponibilizados 30 minutos para apresentações voluntárias de alunos com 5 minutos que desenvolvam tópicos abordados pelo professor na aula anterior. Estas apresentações podem ter por base artigos científicos, livros, ou outros materiais de caráter científico. A apresentação é seguida de um espaço para questões e comentários dos colegas. As apresentações são um elemento de inflação da nota da componente teórica (ver métodos de avaliação)
•As apresentações de PowerPoint do professor têm links para animações e vídeos ilustrando os conceitos mais complexos.
•Nas aulas práticas os alunos estão organizados em grupos que têm autonomia na execução das atividades propostas. Estes grupos também têm autonomia na escolha de um artigo científico que vão aprofundar ao longo do semestre e apresentar oralmente na última aula. Todos os alunos da turma têm um papel na avaliação das apresentações orais dos colegas.
Método de avaliação
Nota final = Componente teórica (50%) + Componente prática (50%)
Componente teórica:
•Avaliada com dois testes, valendo 50% cada, ou por exame
•As apresentações temáticas de 5 minutos no espaço da aula teórica valem um bónus 1 valor na nota da componente teórica para as 10 pessoas mais participativas. Esse ranking considerará o número de apresentações feitas, a qualidade destas (avaliada pelo professor) e a participação na discussão das apresentações dos colegas.
Componente prática:
•Dois testes realizados juntamente com os testes teóricos com peso igual. O conjunto dos dois teste vale 70% da nota prática
•Exercícios práticos realizados na aula (10%)
•Apresentação oral do artigo científico (20%)
•O colegas de turma participarão na avaliação da apresentação oral, tendo um peso de 1/4 desta nota.
•O resultado do BioBlitz valerá um bónus de 1 valor na componente prática da UC para os 5 grupos que identificarem mais espécies corretamente
•Em caso de falta a aulas com exercícios, ou à apresentação oral, o aluno terá nota 0 nessas atividades
•As notas da componente prática podem ser guardadas para o ano seguinte em caso de reprovação à UC
Presença obrigatória nas aulas práticas:
•É tolerada a falta em até 1/3 das aulas práticas desde que justificadas com motivos de força maior.
•Exceder esse número de faltas implica a reprovação do aluno
Melhorias em exame:
•O exame de melhoria implica a realização das componentes teórica e prática do exame.
•O resultado do exame prático será combinado com os resultados das avaliações em aula (exercícios), da apresentação oral e do Bioblitz.
•Apenas na condição de uma subida de nota no conjunto das componentes teórica e prática a melhoria será efetivada