Direito Civil Avançado
Objetivos
Após a conclusão da unidade curricular de Direito do Consumo e Inovação Sustentável, o/a estudante deve ser capaz de analisar uma qualquer norma jurídica em matéria de Direito do Consumo e refletir sobre os princípios subjacentes a essa norma, classificar as normas jurídicas em função dos princípios, avaliar uma solução jurídica à luz dos princípios, selecionar a norma jurídica aplicável e os princípios relevantes perante uma situação de consumo real com a qual o/a estudante seja confrontado/a e construir uma solução, julgar um litígio em matéria de Direito do Consumo, criar uma norma jurídica nova. Após a conclusão da disciplina, o/a estudante deve igualmente ser capaz de criticar justificadamente normas jurídicas tendo em conta a sua teleologia, criticar justificadamente decisões jurisprudenciais tendo em conta os princípios aplicáveis e desenvolver trabalho de investigação autónomo, justificar as posições adotadas e compor textos aprofundados sobre problemas jurídicos.
Caracterização geral
Código
33183
Créditos
4
Professor responsável
Jorge Morais Carvalho
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 112
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
A disponibilizar brevemente
Método de ensino
As aulas são dialogadas entre docente e estudantes. Os temas a abordar nas aulas são indicados previamente, tendo o estudante, no início do semestre, toda a informação necessária quanto às matérias de cada sessão. Recomenda-se a preparação antecipada das horas de contacto, com vista a um melhor aproveitamento das mesmas por parte dos estudantes. Por regra, a discussão é feita em grupo, com a participação por parte dos estudantes que sintam que têm algo a acrescentar. Em muitos temas, pede-se aos estudantes que façam uma reflexão conjunta, em pequenos grupos (de duas, três ou quatro pessoas), apresentando depois oralmente a toda a turma as conclusões a que cada grupo chegou. Este método garante que todos os estudantes refletem sobre o assunto em causa. Noutros casos, em que é mais evidente a existência de duas ou mais posições, divide-se a turma num número de grupos correspondente a cada posição, e incentiva-se os estudantes a trabalhar em equipa no sentido de arranjar argumentos que permitam defender essa posição. Realiza-se depois um debate com um ou mais representantes de cada grupo. Este método permite, por um lado, estimular o pensamento crítico e a perceção da necessidade de argumentar e, por outro lado, treinar a oralidade, desenvolvendo as capacidades de comunicação.
Método de avaliação
A UC não tem exame escrito final.
Os outros elementos de avaliação contam 100%.
A classificação inclui:
- Minitestes: 30%;
- Trabalho escrito de comentário de decisão recente do TJUE, com eventual bonificação pela participação nas aulas: 70%.
Os minitestes têm a duração de quatro minutos e são realizados no final de cada aula. Uma vez que a unidade curricular tem doze aulas, são realizados doze minitestes. A classificação média dos nove melhores minitestes conta, então, 30% para a classificação dos outros elementos de avaliação.
Conteúdo
1 - Introdução ao Direito do Consumo
2 - Atores do Direito do Consumo
3 - Princípio da Transparência
4 - Princípio da Lealdade
5 - Princípio da Reflexão
6 - Princípio do Equilíbrio
7 - Princípio da Conformidade
8 - Princípio da Solvabilidade
9 - Princípio da Orientação para o Mercado e para a Inovação
10 - Princípio da Orientação para o Consumo Sustentável
11 - Conclusão: o Direito do Consumo na ligação entre os seus princípios e na interação com os princípios gerais
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Digitalização e Políticas Públicas
- Direito dos Mercados baseados em dados
- Magistratura
- Mestrado em Direito e Economia do Mar - A Governação do Oceano
- Mestrado em Direito e Gestão
- Mestrado em Direito e Mercados Financeiros
- Mestrado em Direito e Segurança
- Propriedade Intelectual e Regulação da Inovação