Oralidade na Advocacia
Objetivos
Nesta disciplina os alunos terão ocasião de praticar e de fortalecer os seus dotes de comunicação oral, desenvolvendo, em uma fase, algumas técnicas de comunicação oral transversais aos vários ramos do conhecimento, a usar ferramentas de oralidade e de fisicalidade, e desenvolvendo, noutra fase, essas técnicas e ferramentas em dois contextos relacionados com a prática da advocacia: (i) a sala de reuniões e (ii) a sala de audiências em tribunais.
Caracterização geral
Código
33180
Créditos
4
Professor responsável
Rui Patrício
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 112
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
A disponibilizar brevemente
Método de ensino
As aulas assentam no diálogo permanente entre o docente, os seus convidados e os discentes. Esta disciplina quer-se eminentemente prática, voltada para a atuação oral do Advogado. Neste sentido, o compartilhamento dos aspectos fundados na seriação de matérias fáticas, na preparação de audiências, elaboração de requerimentos e simulação de audiências finais extraídas dos casos práticos desenvolvidos em sala de aula complementam-se, em uma rica simbiose, com as situações de produção de prova, das inquirições e contra-inquirições e demais aspectos do contencioso em tribunal, típicos atos processuais em que sobressai a técnica advocatícia, sobretudo a comunicação oral. Para que se possa atingir esta dedicação aos mencionados contextos jurídicos afigura-se essencial a colaboração de alguns causídicos, advogados de barra experientes, também nas sessões de treino e de simulação de audiências.
Método de avaliação
A avaliação é contínua, resultando da ponderação do trabalho desenvolvido ao longo do semestre (50%) e da classificação obtida nas simulações organizadas no final daquele período (50%).
Conteúdo
1. Introdução
2. Desenvolvimento de técnicas de oralidade como instrumentos de comunicação. Técnicas de narração. Técnicas de improvisação em cena. Desenvolvimento da confiança e da capacidade de criação de empatia com o público e demais atores do cenário adversarial, judicial e decisório.
3. Desenvolvimento de técnicas de comunicação oral em contexto jurídico. A consulta jurídica: o desenvolvimento da relação com o cliente. O contacto com a Comunicação Social.
4. A sala de audiências. Desenvolvimento de técnicas de comunicação oral em juízo. A importância de uma boa preparação. A inquirição de testemunhas e peritos. Diferenças entre inquirição e contra-inquirição. As exposições introdutórias e as alegações orais (de facto e de direito).
5. A arte de bem convencer: exercícios práticos de Oralidade em contexto simulado de salas de reuniões e de audiências.