Inteligência e Análise Estratégica

Objetivos

 



Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos estudantes uma compreensão sistémica da Inteligência num ambiente de Estado de Direito. Serão também abordadas as regras e princípios legais que regem a sua atividade, definindo os poderes dos respetivos serviços e estabelecendo os limites da sua ação em relação aos direitos dos cidadãos e ao desempenho de outras forças e serviços de segurança. Pretende-se que os estudantes considerem a importância de uma cultura de Inteligência no processo de tomada de decisões. Serão também formados na compreensão das causas e consequências das grandes questões que geram insegurança. A transversalidade do tema tornará o lema das aulas um conceito de Segurança mais amplo e mais densificado. Com base em exemplos práticos, serão fornecidas ferramentas teóricas e conceptuais que permitirão aos alunos uma visão concisa mas profunda da inteligência como um fator estratégico para mitigar as várias ameaças à segurança.



 


Caracterização geral

Código

33227

Créditos

6

Professor responsável

Felipe Pathé Duarte ,Helena Rego

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Pré-requisitos

Não aplicável.


Bibliografia

Não aplicável.


Método de ensino

Formação modular com base em seminários sobre temas relacionados com questões significativas em Estudos de Inteligência. Pretende-se que sejam debatidos e examinados com alguma profundidade e que os estudantes participem activamente nas discussões que terão lugar durante as sessões. As discussões devem basear-se nas leituras sugeridas para cada tópico e eventos analisados, essencialmente, por fonte dos meios de comunicação social. O processo de ensino-aprendizagem baseia-se em aulas teórico-práticas, onde uma metodologia participativa e a análise de casos de estudo serão privilegiados.



 



 


Método de avaliação

Ensaio: Obra individual (cerca de 3500 palavras, - excluindo notas de rodapé e bibliografia). Deve ter uma capa, incluir título e identificação do autor na primeira página, notas de rodapé uniformes e bibliografia final. O ensaio procura levar os estudantes a desenvolver, testar e avaliar as suas conclusões sobre o que é ensinado nas sessões. Deve ser um exercício analítico e não uma mera descrição.



Ou um exame escrito.



NOTA FINAL: A nota será baseada na participação e presença dos estudantes nas sessões (10%), e no ensaio ou exame escrito (90%).



 


Conteúdo

T1: Estudos de Segurança. A segurança e o papel do Estado. A densificação e multidimensionalidade do conceito de Segurança. Teoria da Sociedade de Risco, Segurança e Inteligência (U. Beck).



 



T2: A definição e concepção das ameaças à segurança contemporânea. A percepção do risco e da vulnerabilidade. Introdução aos Estudos de Inteligência e análise prospectiva.



 



T3: Os vários tipos de inteligência. A recolha, processamento e análise da informação. O ciclo da inteligência.



 



T4:A inteligência de uma perspectiva histórica comparada. A organização do Sistema de Inteligência da República Portuguesa.



 



T5: A dimensão ética e o controlo da actividade da Inteligência. Os segredos de Estado e a informação classificada e sensível.