Cibercrime
Objetivos
- Aplicar conceitos fundamentais de direito penal ao domínio da cibercriminalidade.
- Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre conceitos fundamentais de direito penal.
- Compreender o cibercrime: a sua natureza e espécies.
- Discutir as implicações da automatização na aplicação da lei e na justiça penal.
- Identificar os desafios impostos pelas novas tecnologias ao processo penal.
Caracterização geral
Código
33241
Créditos
6
Professor responsável
Maria Beatriz Antunes Seabra Ferreira de Brito
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 0
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
A disponibilizar brevemente
Método de ensino
Os conteúdos serão lecionados em aulas teórico-práticas e debates em formato de seminário. Espera-se que os alunos participem ativamente na discussão. O docente utilizará casos práticos para aproximar a teoria e a prática. O docente pretende convidar alguns peritos externos para permitir o estudo do cibercrime através de uma perspetiva interdisciplinar. Os alunos serão aconselhados ao longo do semestre sobre os textos legais a examinar, onde procurar jurisprudência relevante e quais as fontes bibliográficas adicionais a consultar em função do tema em discussão.
Método de avaliação
Os alunos serão avaliados com base num modelo de avaliação contínua constituído pelas seguintes partes:
1. Participação nos debates em aula 15% (3/20 valores)
2. “Midterm exercise” 20 % (4/20 valores)
3. “Cybercrime Lab” (não obrigatório - majoração da nota até 3 pontos)
4. Ensaio de 3000 palavras 65 % (13/20 valores)
Participação nos debates em aula: Os alunos terão de participar ativamente nos debates na aula (ocasionalmente baseados em tarefas de grupo).
"Midterm exercise": Os alunos terão de demonstrar os conhecimentos adquiridos sobre as tipologias e a fenomenologia do cibercrime.
Cybercrime Lab: Os alunos são encorajados a refletir criativamente sobre um tema do seu interesse (aprovação necessária). O desempenho será avaliado com base (i) na análise estruturada (i) pensamento crítico; (ii) utilização correta de conceitos-chave; e (iii) raciocínio adequado. A apresentação deve ter uma duração de 4-5 minutos, seguida de um debate de 5 minutos com o com o professor. As apresentações só podem melhorar a nota final (até 3 pontos).
Ensaio de 3000 palavras: Este é o trabalho escrito final que os alunos terão de apresentar, depois de escolherem um tema ou um estudo de caso para trabalhar a partir da lista que o docente lhes disponibilizará para o efeito. Cada um dos temas propostos pode ser escolhido por um máximo de 3 alunos. Caso um aluno pretenda trabalhar um tema não incluído na lista, deverá contactar o docente para chegar a um acordo nesse sentido até ao dia 3 de maio. A avaliação dos ensaios basear-se-á na apresentação bem-sucedida do tema escolhido (baseado numa questão de investigação); no pensamento crítico e na argumentação do autor; na estrutura e organização do material; na originalidade das ideias incluídas no trabalho; no estilo (uso da linguagem e da terminologia); e no uso correto da literatura. O ensaio será redigido em inglês. O limite de palavras, nomeadamente de 3000 palavras, inclui bibliografia e referências ao longo do texto. Para efeitos de classificação, os trabalhos entregues com atraso serão penalizados com 0,5 pontos por cada dia de atraso. O professor pode abrir exceções a esta política em casos de emergência, como doença grave. A decisão do professor de conceder ou recusar um pedido de exceção é definitiva e não é sindicável. Os ensaios serão submetidos no Moodle através de Turnitin. Os alunos que não cumpram as regras de publicação científica, nomeadamente as regras de citação correta e de originalidade, serão excluídos da avaliação contínua.
Exame final: Os alunos mantêm o direito de serem avaliados com base num exame final escrito. As notas finais serão anunciadas duas semanas após o dia do exame.
Conteúdo
- Cibercrime: definições e princípios básicos
- Teoria da lei penal aplicada à cibercriminalidade
- Delitos contra as pessoas no ciberespaço
- Criminalidade financeira online
- Crimes cometidos através de inteligência artificial
- Ciberterrorismo
- A transição das provas electrónicas para as provas geradas por IA
- Automatização em contextos de aplicação da lei
- Justiça penal algorítmica
- Automatização e justiça penal: políticas e planos da UE
O programa pode ser sujeito a ajustes. Os estudantes serão informados atempadamente.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Advocacia
- Direito dos Mercados baseados em dados
- Direito Internacional e Europeu
- Direito Público da Regulação
- Direito Social e da Inovação
- Magistratura
- Mestrado em Direito e Economia do Mar - A Governação do Oceano
- Mestrado em Direito e Gestão
- Mestrado em Direito e Mercados Financeiros
- Propriedade Intelectual e Regulação da Inovação