Energia, Clima e a Transição Justa
Objetivos
Após a conclusão bem sucedida deste curso, os participantes serão capazes de:
- Definir transição justa e compará-la com os conceitos estabelecidos de justiça climática e justiça energética;
- Identificar quadros jurídicos importantes que regem a transição justa no clima e na energia num sistema jurídico multi-níveis, sendo esses o direito internacional, o direito da União Europeia, e o direito português
- Analisar criticamente a estrátegia de Impacto Ambiental, Social e Governança das empresas para a transição justa no clima e na energia;
- Avaliar o papel dos tribunais e das empresas na aplicação e cumprimento das normas de transição justa no clima e na energia.
Caracterização geral
Código
33256
Créditos
4
Professor responsável
Lucila de Almeida
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 0
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
A disponibilizar brevemente
Método de ensino
Uma mistura de aulas teórico-práticas e reflexões individuais e de grupo na aula, que permitam aos alunos não só a aquisição de conhecimento acerca da matéria em causa, mas também o desenvolvimento de competências e aptidões relevantes para o seu futuro.
Método de avaliação
Os estudantes serão avaliados com base num modelo de avaliação contínua que consiste nas seguintes partes:
(a) Workshops - 20%
(c) Exercícios de grupo - 40%
(b) Exercícios individuais - 40%
Nota relativa aos exames finais: Os estudantes retêm o direito de ser avaliados com base num exame final escrito, no contexto do qual poderão ter de responder tanto a perguntas de escolha múltipla como a perguntas abertas sobre tópicos relacionados com os resultados de aprendizagem anteriormente descritos. As notas finais serão anunciadas dentro de duas semanas após a realização do exame.
Conteúdo
Parte I - Introdução e enquadramento teórico
a) O que é a transição justa?
b) Justiça Distributiva, Precedimental, Corretiva e Restaurativa
Parte II - Energia, clima e transição justa num sistema legal de multi-níveis
c) O clima e a energia no direito internacional: Direitos do Homem, Acordo de Paris e SDG
d) O clima e a energia na legislação da União Europeia: Direito climático da UE, energias renováveis e eficiência energética, e vulnerabilidade de individuos
e) O clima e a energia no direito português e no contexto dos municípios
f) Transição Justa e a Convenção de Aarhus
Parte III - Transição justa e o Impacto Ambiental, Socail e Governança das empresas
g) Transição justa, cadeia produtiva e dever de diligência
i) Transição justa, obrigação de reportar e finanças sustentáveis
Parte IV - Aplicação e Cumprimento
j) O papel dos tribunais na transição justa
l) O papel das empresas na transição justa através de mecanismos internos de conformidade
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Advocacia
- Digitalização e Políticas Públicas
- Direito dos Mercados baseados em dados
- Direito Empresarial e Tecnologia
- Direito Internacional e Europeu
- Magistratura
- Mestrado em Direito e Economia do Mar - A Governação do Oceano
- Mestrado em Direito e Mercados Financeiros
- Mestrado em Direito e Segurança
- Propriedade Intelectual e Regulação da Inovação