Direito da Igualdade Comparada
Objetivos
No final do curso, os alunos serão capazes de:
1. comparar a forma como diferentes sistemas jurídicos abordam os problemas da desigualdade e da discriminação;
2. ler decisões de casos de discriminação e analisar as teorias da igualdade subjacentes à decisão;
3. ler propostas de estatutos, alterações constitucionais e tratados e analisar as teorias da igualdade subjacentes à proposta;
4. ler artigos sobre a desigualdade e discutir as questões levantadas à luz das teorias da igualdade subjacentes, utilizando exemplos de vários sistemas jurídicos;
5. Ligar-se a estudantes de todo o mundo como amigos/colegas para discutir questões atuais de desigualdade à luz do material que estudaram em conjunto;
6. Refletir sobre os métodos de ensino e aprendizagem utilizados por estudantes e professores de várias nações;
7. Compreender melhor as suas próprias ligações a uma comunidade global de investigação e aprendizagem.
Caracterização geral
Código
33266
Créditos
6
Professor responsável
Nausica Palazzo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 0
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
A disponibilizar brevemente
Método de ensino
O Direito Comparado da Igualdade utiliza uma abordagem baseada em problemas para examinar a forma como a lei protege os direitos de igualdade em diferentes jurisdições. O curso adopta uma abordagem comparativa para encontrar soluções para problemas recorrentes entre jurisdições.
Trata-se de um curso interactivo: os alunos assistirão a 2 horas de aulas dadas pela Universidade de Berkeley.
O formato das aulas de quinta-feira será o seguinte:
- Uma introdução de cinco minutos.
- Uma palestra de quinze minutos.
- Um debate de quinze minutos em salas separadas, com todos os participantes a poderem responder/participar num documento Google partilhado.
- Uma discussão plenária de vinte minutos.
- Um intervalo de cinco minutos.
- Uma palestra de quinze minutos.
- Um debate de quinze minutos em salas separadas, com todos os participantes a poderem responder/participar num documento Google partilhado.
- Um debate de vinte minutos em plenário.
- Uma conferência de dez minutos de encerramento e de antecipação (normalmente por um dos oradores da aula da semana seguinte).
Os debates na sala de descanso centrar-se-ão num problema de discussão relacionado com a leitura do dia e com as palestras. (Sempre que possível, as palestras serão distribuídas com antecedência).
Método de avaliação
Os alunos da NOVA serão avaliados com base num exame final (ensaio) e na participação nas aulas (que inclui assistir e contribuir para as discussões em grupo e em plenário).
Exame final (16 pt)
Participação na aula (4 pt)
O exame final deve comparar a forma como dois ou mais sistemas nacionais/jurídicos abordam um determinado problema de desigualdade. O exame final apresentará um problema hipotético e perguntará como o problema seria analisado nos dois países que estudámos. Mais pormenores sobre os trabalhos serão fornecidos aos alunos da NOVA na primeira aula.
Conteúdo
Discriminação no emprego I
Discriminação no emprego II
Discriminação no emprego III
A liberdade de religião como um direito humano
Vestuário religioso e símbolos religiosos
Direitos reprodutivos e a Igreja
Direitos das pessoas com deficiência
Assédio/violência sexual
Assédio/violência sexual
Ação afirmativa
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Advocacia
- Digitalização e Políticas Públicas
- Direito dos Mercados baseados em dados
- Direito Empresarial e Tecnologia
- Direito Público da Regulação
- Direito Social e da Inovação
- Magistratura
- Mestrado em Direito e Economia do Mar - A Governação do Oceano
- Mestrado em Direito e Gestão
- Mestrado em Direito e Mercados Financeiros
- Mestrado em Direito e Segurança
- Propriedade Intelectual e Regulação da Inovação