Curso Intensivo de Direito e Tecnologia
Objetivos
O objetivo deste curso introdutório do Mestrado é proporcionar aos alunos conhecimentos multidisciplinares e compreensão sobre os desafios jurídicos mais relevantes das tecnologias emergentes e da economia digital a nível europeu. Através de aulas em formato de seminário, os alunos familiarizam-se com a literatura jurídica recente e com as iniciativas regulamentares e políticas.
Caracterização geral
Código
33302
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 168
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
A disponibilizar brevemente
Método de ensino
Aulas teórico-práticas e seminários.
Método de avaliação
Durante o curso, pode realizar várias tarefas que, se forem totalmente concluídas, conduzem a uma nota que lhe permite não fazer o exame final, se assim o desejar. Tem o direito de fazer o exame final e, nesse caso, a sua nota final será a mais alta entre a nota da avaliação contínua e a do exame final.
A avaliação contínua é composta por um trabalho de grupo e um trabalho individual.
- O trabalho de grupo e a participação nas aulas (incluindo as atividades em linha) contam 60%
- O trabalho individual conta 40%
Os alunos com uma participação excecional na aula e em linha receberão até 1 (um) ponto extra.
Regras para o trabalho de grupo
Os grupos são compostos por 4-5 elementos.
O grupo tem de:
- escolher uma história de ficção científica (filme, série, romance, etc.)
- pedir ao ChatGPT que discuta, em 800 palavras, de que forma a tecnologia descrita teve impactos positivos e negativos na sociedade descrita na história, prestando especial atenção à forma como o sistema jurídico mudou para se adaptar a esta nova tecnologia
- Analise criticamente o texto escrito por ChatGPT
Dê referências claras à história que está a discutir, para que possamos verificar. Exemplo: um tema subjacente a Minority Report é o uso de punições baseadas na previsão de crimes que ainda não aconteceram. Isto pode ser visto logo no início do filme (minutos 5:14-9:37).
O trabalho submetido é o descrito no ponto 3, juntamente com um link para o prompt e o texto gerado pelo ChatGPT. A extensão do texto descrito no ponto 3 é de cerca de 2000 palavras, excluindo a bibliografia e incluindo as notas de rodapé.
A nota é coletiva.
Dois grupos não podem escolher a mesma história. Os grupos podem ser registados e a história pode ser reservada através de uma ligação que lhe será fornecida oportunamente.
O prazo final é em novembro, data a confirmar.
Os trabalhos de grupo terão de ser carregados no Moodle por um único membro do grupo até à data-limite e devem incluir os nomes e o número de aluno de todos os membros do grupo.
Regras de participação
A participação ativa na aula pode assumir várias formas. Na sua essência, significa fazer as leituras e vir para a aula pronto para se envolver em debates na aula e em grupo. Uma forma importante e relativamente nova de participar é utilizar o fórum disponível no Moodle.
Regras para o trabalho individual
O trabalho individual consiste em escolher uma aplicação tecnológica específica abordada num blogue ou podcast sobre tecnologia e efetuar uma avaliação dos riscos ou refletir sobre a forma como a tecnologia pode ser utilizada para resolver um problema jurídico específico.
O prazo de entrega é em dezembro, data a confirmar.
O trabalho tem de ser redigido de acordo com as diretrizes de redação do WhatNext.Law para os Insights.
Conteúdo
1. Introdução e temas gerais
2. Vinho novo em garrafas velhas
3. Avaliação do impacto jurídico de tecnologias
4. A IA e o Direito: desafios jurídicos
5. IA & Regulamento IA
6. IA & Propriedade Intelectual
7. Blockchain e contratos inteligentes
8. NFTs, metaverso e o futuro de Web3
9. Regulamento dos Serviços Digitais
10. Economia da Atenção, Internet dos Comportamentos e o Direito
11. Tecnologia e concorrência
12. LegalTech
13. Economia de dados
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: