Genómica e Proteómica Aplicadas a Doenças Infecciosas
Objetivos
1. Aquisição de conhecimentos base relativos aos princípios subjacentes a técnicas gerais (incluindo sequenciação de DNA e RNA, produção/purificação de proteínas de forma recombinante e análises de interações destas entre si e com ácidos nucleicos) frequentemente utilizadas nos domínios da genómica e da proteómica.
2. Analisar de forma crítica as potencialidades analíticas/limites técnicos das diferentes abordagens apresentadas.
3. Demonstração de capacidade de discussão crítica do potencial/limitações das diferentes abordagens apresentadas quando aplicadas ao estudo de doenças infeciosas específicas ou dos seus vetores.
Caracterização geral
Código
9512055
Créditos
A disponibilizar brevemente
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 78
Idioma de ensino
PT
Pré-requisitos
A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória.
Bibliografia
A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória.
Método de ensino
Devido (i) à multitude de especificidades técnicas das abordagens experimentais do domínio da genómica e proteómica e (ii) à formação heterogénea e insipiente dos alunos ao nível de 2º Ciclo, estes limitam a implementação, com sucesso, de aulas com componente prática. Assim, a experiência de anos anteriores levou-nos a optar por aumentar a componente de formação teórica, distribuída por aulas formais e seminários científicos, em detrimento da componente teórico-prática. No entanto, deve ser realçada a ligação estreita que esta UC tem com a de Bioinformática, caracterizada por uma forte componente prática, e versando sobre a análise genómica. É ainda privilegiada na UC presente a componente de orientação tutorial.
Método de avaliação
Tendo em consideração o reduzido número de ECTS associados a esta UC, a avaliação basear-se-á exclusivamente, no resultado de um exame escrito de tipo booleano (Verdadeiro/Falso).
Conteúdo
I. Introdução às tecnologias de sequenciação (automatizada) de fragmentos de DNA e genomas completos: Sanger vs NGS (Next Generation Sequening).
II. Produção de proteínas recombinantes em hospedeiros procariontes e eucariontes e sua purificação.
III. Interações entre proteínas e destas com ácidos nucleicos.
IV. Genómica Funcional, Microarrays de DNA e sequenciação de RNA.
V. Utilização de técnicas do domínio da Genómica e Proteómica ao estudo de: genómica populacional de vetores artrópodes, enzimopatias eritrocitárias e seus efeitos na infeção malárica, determinantes de resistência em P. falciparum a fármacos anti-maláricos, e ao estudo de infeções pelo vírus Hepatite D e ao cancro do fígado.