Literacia e Educação para a Saúde
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1 .Conhecer as características dos intervenientes e componentes na disseminação de mensagens educativas. Conhecer fatores que determinam e modelam comportamentos e atitudes.
2. Conhecer os modelos de comunicação em saúde e modelos de aprendizagem do comportamento.
3. Identificar características, vantagens e desvantagens das metodologias de educação para a saúde com utilização de campanhas e através da educação pelos pares.
4. Compreender o conceito e a importância da literacia em saúde.
Caracterização geral
Código
9533048
Créditos
A disponibilizar brevemente
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 112
Idioma de ensino
EN,PT
Pré-requisitos
Não se aplica.
Bibliografia
Não se aplica.
Método de ensino
- Exposição em sala de aula e técnica das perguntas, para estimular o diálogo com os discentes;
- Realização de seminário, onde os discentes apresentam trabalhos relacionados com os conteúdos programáticos da UC;
- Tutorias de trabalhos de utilização de conhecimentos e esclarecimento de dúvidas.
Método de avaliação
- Trabalho de grupo apresentado durante o seminário (20%).
- Trabalho final escrito individual (80%).
Conteúdo
I. Educação para a saúde e comunicação. Características dos vários intervenientes/componentes na disseminação de mensagens educativas (fontes, emissores, mensagens, canais recetores, técnicas).
II. Modelos em comunicação para a saúde: modelo diretivo, modelo mecanicista, modelo participativo.
III. Determinantes do comportamento; modelação de atitudes e comportamentos. Modelos de aprendizagem do comportamento. Fatores predisponentes, facilitadores e de progressão. Campanhas de educação para a saúde e educação pelos pares: características, vantagens e desvantagens.
IV. Comportamentos relacionados com a saúde em grupos populacionais específicos e respetivos contextos: educação para a saúde de jovens, HSH (homems que têm sexo com homens) e imigrantes.
V. Relação da literacia em saúde com a capacidade de tomar decisões sobre a saúde, nos indivíduos e grupos. Importância dos conhecimentos, motivações e competências em saúde. Exemplo: estudo de literacia em tuberculose em populações migrantes e viajantes.