Mestrado em Estatística Aplicada à Saúde
Objetivos educativos
O Mestrado em Estatística Aplicada à Saúde trata-se de um programa conjunto entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da NOVA, com a colaboração da Nova Medical School, da Escola Nacional de Saúde Pública, da NOVA-IMS e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, conseguindo-se uma diversidade de unidades curriculares que favorecem as experiências multidisciplinares do mercado de trabalho.
Os objetivos do Mestrado em Estatística Aplicada à Saúde são formar profissionais com conhecimentos e competências teóricas fundamentais em estatística e com competências práticas inovadoras e necessárias para aplicar corretamente os métodos estatísticos adequados a estudos na área das ciências da saúde, na investigação médica e na epidemiologia. Num ambiente multidisciplinar, promove partilhas com áreas como a demografia, sistemas de informação geográfica, avaliação em saúde, epidemiologia, bioinformática, gestão em saúde, entre outras.
Caracterização geral
Código DGES
ME26
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestrado
Acesso a outros cursos
A disponibilizar brevemente
Coordenador
A disponibilizar brevemente
Data de abertura
Outubro 2024.
Número máximo de admissões
30
Propinas
1.º ano: 2.500 Euros 2.º ano: 1.500 Euros
Horários
O curso é oferecido integralmente a distância, fazendo uso de uma diversidade de estratégias de ensino-aprendizagem a distância, apoiadas por ferramentas tecnológicas que permitem criar um ambiente propício e adequado a este tipo de aprendizagem.
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Compreende dois anos letivos (120 ECTS). Os alunos que no final do segundo semestre tenham completado 60 ECTS podem requerer o Diploma de Pós-graduação em Estatística Aplicada a Saúde.
Condições de acesso
Detentores de um 1º ciclo em ciências da vida, engenharias, matemática, estatística, ciências sociais ou áreas afins. Destina-se a candidatos com perfis diferenciados, em áreas da saúde, matemática e estatística, detentores de um 1º ciclo em ciências da vida, engenharias, matemática, estatística, ciências sociais ou áreas afins. Sendo oferecido a distância, através de plataformas de eLearning e sistema de streaming (webinars), em língua portuguesa e utilizando tecnologias e modelos pedagógicos modernos, é especialmente adaptado a profissionais estudantes, também remotamente localizados.
Regras de avaliação
O curso está estruturado em 3 semestres de unidades curriculares e 1 semestre de tese. No 3º semestre três das disciplinas, Espaço Webinar em Estatística para a Saúde, Journal Club em Estatística e Seminário de Investigação, são já direcionadas para a investigação em saúde que terão de desenvolver no contexto da tese.