Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier

Geral

O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa - ITQB NOVA - é uma instituição de investigação e formação avançada em ciências da vida, química e tecnologias associadas para o benefício da saúde humana e do meio ambiente.

Num ambiente científico estimulante, os investigadores beneficiam de excelentes equipamentos, infraestruturas e serviços de apoio para a realização de projetos de investigação nacionais e internacionais, obtidos de forma competitiva junto de agências de I&D nacionais e internacionais.

A qualidade e diversidade da investigação, o foco na internacionalização e a colaboração com a indústria e com o tecido empresarial fazem do ITQB NOVA um centro de referência para a formação avançada ao nível de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. Aqui, os estudantes contactam com investigação de alto nível em diversos domínios, são desafiados a desenvolver um espírito crítico, uma boa capacidade de comunicação e uma atitude empreendedora.

Estudantes em mobilidade

O ITQB NOVA colabora ativamente com instituições do mundo inteiro.

Na seleção de estudantes, o ITQB NOVA tem como política o mérito dos candidatos. As bolsas de investigação inseridas em projetos estão abertas a todos os estudantes, nacionais ou estrangeiros, que pretendam ter uma experiência de investigação no ITQB NOVA. Os estágios de curta ou longa duração estão também abertos a estudantes estrangeiros.

O ITQB NOVA recebe ainda estudantes através do Programa Erasmus para realização de estágios curriculares. À chegada ao ITQB NOVA, o Gabinete Erasmus garante o apoio necessário para a estadia em Portugal e acompanha a sua integração no Instituto.

Contacto:
DPP - Divisão de Gestão de Pessoas e Projetos
Cristina Amaral
E-mail: itqb.erasmus@itqb.unl.pt
Telf.: 21 446 92 27

Autoridades académicas

  • Subdiretor Raquel de Sá Leão Domingues da Silva
  • Subdiretor Nelson José Madeira Saibo
  • Subdiretor Ana Maria Beirão Reis de La Fuente Sanchez
  • Diretor João Crespo

Matrícula e inscrição

As candidaturas aos cursos do ITQB NOVA são submetidas através de uma plataforma académica (https://candidaturas.itqb.unl.pt/cssnet-itqb/page).

Os períodos de abertura das candidaturas, documentos necessários a cada candidatura e demais informações encontram-se disponíveis na página dos cursos respetivos (https://www.itqb.unl.pt/education).

Informação prática

Bibliotecas

Na biblioteca do ITQB NOVA, de acesso contínuo mediante controlo eletrónico, podem ser consultadas ou requisitadas obras de referência.

A biblioteca dispõe ainda de alguns computadores para consulta do seu acervo e subscrições online.

Desde o seu início a NOVA é um dos membros do consórcio nacional B-ON- Biblioteca do conhecimento online. Dessa forma, o ITQB NOVA tem acesso a um vasto número de coleções, periódicos e e-books em texto integral. Através desta ferramenta, a comunidade académica do ITQB NOVA tem também a possibilidade de usufruir de outros recursos, tais como a publicação em acesso aberto, com condições mais vantajosas.

Os estudantes têm acesso à rede sem fios, e todos os recursos estão disponíveis através de qualquer PC instalado na rede do ITQB NOVA e por VPN.

A biblioteca disponibiliza ainda serviços de empréstimo interbibliotecas e requisições de artigos a bibliotecas nacionais.

Outros equipamentos

O Instituto dispõe de espaços destinados especificamente à realização de eventos variados, tais como conferências, reuniões, seminários, simpósios, workshops, ações de formação e atos académicos.

O auditório, localizado no piso de entrada, tem capacidade para 179 lugares sentados e está equipado com um sistema central de controlo audiovisual.

As salas de aulas e salas de reuniões têm uma capacidade que varia entre os 32 e os 50 lugares.

Os 60 laborátórios de investigação ocupam grande parte do edífico, havendo ainda um Laboratório de Ensino.

Programas de intercâmbio

No âmbito das colaborações científicas dos grupos de investigação do ITQB NOVA, os estudantes têm a oportunidade de realizar parte do seu trabalho de investigação em laboratórios de instituições nacionais e internacionais. Do mesmo modo, os laboratórios do ITQB NOVA acolhem estudantes de outras Universidades.

Estágios

O ITQB NOVA proporciona oportunidades para os estudantes que desejem participar nos projetos de investigação em curso nos laboratórios, não só através de estágios curriculares, como também, estágios de curta ou longa duração.

As ofertas de estágios e projetos podem ser consultadas em https://www.itqb.unl.pt/education/training/short-internships.

Quando enquadrados em cursos de extensão universitária do ITQB NOVA e após avaliação, os períodos de estágio podem ser certificados com ECTS.

O ITQB NOVA participa anualmente no Programa Ocupação Científica de Jovens em Férias; este programa de estágios, promovido pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, destina-se a estudantes do ensino secundário que queiram conhecer o dia-a-dia da investigação científica.

Prémios & bolsas

De forma a colmatar as necessidades de estudantes cuja situação económica dificulte ou impeça a continuação dos estudos superiores, estão disponiveis bolsas de ação social.

O ITQB NOVA apoia os estudantes nas candidaturas a outras bolsas para a realização de trabalho de investigação.

Com vista ao reconhecimento da elevada qualidade das teses de doutoramento dos seus estudantes, o ITQB NOVA atribui um prémio anual à melhor tese realizada no Instituto.

Cursos de línguas

Os estudantes do ITQB NOVA podem aceder aos cursos de línguas disponíveis na Universidade (ver a secção cursos de línguas deste Guia - https://ple.fcsh.unl.pt/).

Serviços de alimentação

O ITQB NOVA possui um restaurante/cafetaria próprio, que funciona em horário alargado, das 8h30 às 19h00.

Para quem privilegia a confeção da sua própria refeição, o ITQB NOVA disponibiliza um espaço para refeições, equipado com frigorificos e microondas.

Nas imediações, há também restaurantes e um supermercado.

Instalações com resposta a necessidades especiais

O edifício do ITQB NOVA está preparado para receber pessoas com necessidades especiais.

Possui para o efeito dois lugares reservados no parque de estacionamento, com rampa de acesso ao edifício.

Dentro do edifício, os corredores são amplos, com chão antiderrapante. Os dois elevadores proporcionam acesso a todos os pisos, podendo encontrar em cada um dos pisos e devidamente assinaladas casas de banho adaptadas.

Actividades extracurriculares

Os estudantes do ITQB NOVA têm a possibilidade de participar no programa institucional de ligação à comunidade, desenvolvendo ações de divulgação e comunicação de ciência com escolas, séniores e a população em geral.

O ITQB NOVA proporciona ainda à sua comunidade académica diversas oportunidades de interação em atividades de natureza lúdica ou desportiva (https://www.itqb.unl.pt/about-us/interaqb/).

Associações de estudantes

Não aplicável.

Outra informação

O ITQB NOVA situa-se em Oeiras, aproximadamente a 15km de Lisboa. A informação sobre como chegar ao ITQB NOVA pode ser encontrada em https://www.itqb.unl.pt/contacts/itqb_location.

E-mail:
Informação geral: info@itqb.unl.pt
Informação académica: itqb.academics@itqb.unl.pt

Telefone: (+351) 21 446 91 00

Endereço:
ITQB NOVA
Av. da República
2780-157 OEIRAS
Portugal

Calendário escolar