Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
Objetivos educativos
A pós-graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde resulta de uma iniciativa conjunta de quatro unidades orgânicas da Universidade Nova de Lisboa: a NOVA Information Management School, a Escola Nacional de Saúde Pública, a NOVA Medical School e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Esta iniciativa conta ainda com o apoio da ACSS - Administração Central do Sistema de Saúde, da ARS LVT - Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a ABBVIE, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EY e SAS.
Esta Pós-Graduação está classificada como o melhor curso em Gestão de Saúde em Portugal, o 2º na Europa e o 3º melhor do Mundo pela Eduniversal, agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.
Este curso visa completar a formação de gestores e prossionais que pretendam utilizar a gestão de informação (GI) e do conhecimento com vista a promover a competitividade das organizações que atuam no setor da saúde. O curso cobre aspetos que vão desde a gestão dos processos de inovação, até à utilização de instrumentos analíticos, alicerçados em princípios de GI e nos processos de BI.
Entre os potenciais destinatários desta pós-graduação destacam-se aqueles que têm responsabilidades nas áreas financeira, planeamento e controlo, qualidade, sistemas de informação, marketing, compras e logística, recursos humanos e técnicos e gestores que trabalham em áreas de suporte à tomada de decisão. Dirige-se igualmente a profissionais de saúde encarregues da gestão de serviços bem como a gestores e líderes no sector da Saúde que necessitam desenvolver estudos ou projectos de Business Intelligence.
Este curso tem como objetivos principais:
- Conhecer os desafios do novo mercado da saúde e em particular os instrumentos de planeamento e de controlo de gestão nas organizações de saúde;
- Conhecer e gerir os processos de inovação e de mudança, bem como de relacionamento com o cliente no novo mercado da saúde;
- Introduzir os princípios da Gestão de Informação e do Conhecimento, com vista a promover a competitividade das organizações que atuam na Saúde;
- Compreender o processo de Business Intelligence, o seu papel na criação de valor para o negócio da saúde, conhecer as principais aplicações de BI e gerir os componentes da infraestrutura da BI - pessoas, processos e tecnologias;
- Utilizar aplicações analíticas, de monitorização do desempenho das organizações e identificar os indicadores chave das aplicações analíticas no contexto da saúde.
Candidaturas - 8.ª fase
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae, realizar o pagamento da taxa de candidatura e submeter a candidatura no final, de 1 de janeiro a 3 de fevereiro de 2025. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional.
Caracterização geral
Código DGES
3897
Ciclo
Cursos de pós-graduação
Grau
Não confere
Acesso a outros cursos
A pós-graduação confere acesso ao Mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Business Intelligence.
Coordenador
Guilherme Martins Victorino
Data de abertura
fevereiro de 2025
Número máximo de admissões
50
Propinas
4.100€
Horários
Pós-Laboral
Idioma de ensino
Português
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
A conclusão da pós-graduação em Gestão de Informação e Busines Intelligence na Saúde requer a realização de 60 ECTS, dos quais 37,5 correspondem às uniddades curriculares obrigatórias, e os restantes 22,5 ECTS correspondem às unidades curriculares optativas, oferecidas pela NOVA IMS, ENSP-NOVA e IHMT-NOVA.
Condições de acesso
Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até janeiro de 2025); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.
Regras de avaliação
A avaliação das unidades curriculares é normalmente realizada através de exame final. Esta avaliação é com frequência complementada com um projecto desenvolvido individualmente ou em grupo. É exigida a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores para que a unidade curricular seja concluída com sucesso.