Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
Objetivos educativos
Hoje em dia as empresas reconhecem a importância da Internet para o seu bom funcionamento. Com o advento da Web 2.0, a necessidade de adotar abordagens analíticas para compreender e criar vantagens competitivas neste meio ganhou uma importância acrescida. Por isso, os profissionais de marketing usam cada vez mais sistemas de apoio à tomada de decisão, com o objetivo de ganhar vantagem competitiva no mercado.
A pós-graduação em Digital Marketing and Analytics proporciona uma formação sólida para resolver problemas de marketing, contribuindo para a melhoria do processo de decisão nas empresas. Esta Pós-Graduação está classificada como o melhor curso em E-Business e Marketing Digital em Portugal, o 2º melhor da Europa e o 2º melhor do Mundo pela Eduniversal, agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.
Esta pós-graduação dirige-se a profissionais de marketing que queiram adquirir competências na área de Marketing Digital e Web Analytics utilizando as mais avançadas metodologias de recolha, análise e tratamento de dados para suportar a tomada de decisão em webmarketing.
O curso tem como objetivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:
- Compreender o Marketing Digital e as suas especificidades;
- Compreender os princípios de funcionamento dos Internet Social Media e as metodologias para a sua utilização na criação de valor para o negócio;
- Compreender e ser capaz de aplicar algumas técnicas analíticas de Social Media;
- Compreender o que é a importância de Web Analytics;
- Conhecer os princípios e as métricas do Marketing na Internet;
- Dominar as técnicas a adotar na perspetiva de Search Engine Marketing, incluindo a gestão de campanhas AdWords e desenvolvimento de estratégias de Search Engine Optimization (SEO).
Candidaturas - 1.ª Fase
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae e realizar o pagamento da taxa de candidatura (51€) e submeter a candidatura no final. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional. Os membros do Júri de seleção poderão deliberar a realização de uma entrevista aos candidatos.
As candidaturas a este curso, para o ano letivo 2025/2026, decorrem de 1 de janeiro a 3 de fevereiro de 2025. Para se candidatar, clique aqui.
Caracterização geral
Código DGES
E068
Ciclo
Cursos de pós-graduação
Grau
Não confere
Acesso a outros cursos
Esta Pós-Graduação confere acesso ao Mestrado em Data-Driven Marketing, com especialização em Digital Marketing and Analytics.
Coordenador
Paulo Miguel Rasquinho Ferreira Rita
Data de abertura
setembro de 2025
Número máximo de admissões
105
Propinas
4.200€, para candidatos de nacionalidade de um país membro da União Europeia; 4.900€ para candidatos de outras nacionalidades.
Horários
Pós-Laboral
Idioma de ensino
Inglês
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Digital Marketing & Analytics, os alunos têm que realizar 60 ECTS, dos quais 41,5 em unidades curriculares obrigatórias, e aos restantes 18,5 em optativas escolhidas pelos alunos de entre uma vasta oferta de unidades curriculares.
Condições de acesso
Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro 2024); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.
Regras de avaliação
O método de avaliação será por avaliação contínua, ou seja, através da realização de trabalhos individuais ou de grupo, projetos, quizzes, testes/exames, etc.
Cabe a cada docente de cada Unidade Curricular (UC) definir, ao início de cada ano letivo, como será feita a avaliação nas suas UCs, esta informação é depois disponibilizada através da plataforma de aluno.
Estrutura
1º ano - semestre Outono | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
200187 | Estratégia e Inovação em Marketing | 7.5 |
200196 | Marketing Digital e Comércio Eletrónico | 7.5 |
400082 | Métodos Analíticos Digitais | 7.5 |
Opções | ||
200204 | Análise de Redes Sociais | 3.5 |
200268 | Applied Network Analysis | 7.5 |
200012 | Business Intelligence I | 7.5 |
200201 | Ciência dos Dados para Marketing | 7.5 |
200163 | Desenho Experimental | 4.0 |
200197 | Gestão de Marca | 3.5 |
200014 | Gestão de Processos de Negócio | 7.5 |
200073 | Gestão dos Sistemas de Informação | 3.5 |
200189 | Métodos Analíticos Descritivos em Marketing | 7.5 |
200192 | Privacidade de Dados, Segurança e Ética | 4.0 |
200324 | Transformação Digital | 7.5 |
1º ano - semestre Primavera | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
200188 | Métodos Analíticos e Engenharia de Marketing | 7.5 |
400081 | Métodos Analíticos para Redes Sociais | 7.5 |
200200 | Otimização de Motores de Pesquisa | 4.0 |
Opções | ||
200203 | Aprendizagem Automática em Marketing | 7.5 |
200202 | Big Data para Marketing | 7.5 |
200013 | Business Intelligence II | 7.5 |
200170 | Comportamento do Consumidor | 7.5 |
400019 | Customer Relationship Management Systems | 7.5 |
200162 | Data Visualization | 7.5 |
200049 | Estudos de Mercado | 7.5 |
200071 | Gestão do Conhecimento | 3.5 |
200316 | IA Generativa Aplicada ao Marketing | 3.5 |
200190 | Métodos Analíticos Preditivos em Marketing | 7.5 |
200296 | Process Mining Powered By Nokia | 7.5 |
200184 | Teoria e Métodos de Amostragem | 7.5 |
200298 | Tomada de decisão orientada por dados | 4.0 |
200194 | Transformação Digital | 3.5 |
200317 | UX Research | 7.5 |