Pós-Graduação em Marketing Intelligence

Objetivos educativos

A Pós-Graduação em Marketing Intelligence visa a formação de gestores, técnicos e outros profissionais de marketing capacitados para liderar e orientar a recolha e organização, análise, exploração e disseminação de informação em marketing nas organizações.

O curso tem como objetivos a formação de técnicos e gestores capazes de:

  • Desenvolver estratégias, metodologias e instrumentos de gestão de marketing;
  • Conhecer o comportamento dos clientes e conceber e gerir políticas de relacionamento com os mesmos;
  • Dominar os processos e ferramentas utilizados para o armazenamento, a organização e o acesso à informação de marketing no
    contexto das organizações;
  • Utilizar as diversas metodologias e ferramentas de exploração e análise, de forma a reduzir os níveis de incerteza associados à resolução de problemas de marketing.

Esta Pós-Graduação confere acesso ao Mestrado em Data Driven Marketing, com especialização em Marketing Intelligence.

Candidaturas - 1.ª Fase
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae e realizar o pagamento da taxa de candidatura (51€) e submeter a candidatura no final. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional. Os membros do Júri de seleção poderão deliberar a realização de uma entrevista aos candidatos.

As candidaturas a este curso, para o ano letivo 2025/2026, decorrem de 1 de janeiro a 3 de fevereiro de 2025. Para se candidatar, clique aqui.

Caracterização geral

Código DGES

E243

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Não confere

Acesso a outros cursos

Esta Pós-Graduação confere acesso ao Mestrado em Data-Driven Marketing, com especialização em Marketing Intelligence.

Coordenador

Paulo Miguel Rasquinho Ferreira Rita

Data de abertura

setembro de 2025

Número máximo de admissões

70

Propinas

4.200€, para candidatos de nacionalidade de um país membro da União Europeia; 4.900€ para candidatos de outras nacionalidades.

Horários

Pós-laboral

Idioma de ensino

Inglês

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a atribuição do diploma de Pós-graduação em Marketing Intelligence, os Alunos têm que realizar 60 ECTS, dos quais 41 são em Unidades Curriculares Obrigatórias e 19 em unidades curriculares optativas.

Condições de acesso

Para ingressar neste curso, o candidato deverá satisfazer as seguintes condições: possuir grau de Licenciatura em área compatível (concluído até setembro de 2024); ser proficiente na língua inglesa, falada e escrita. O processo de seleção dos candidatos é realizado com base na análise do currículo académico e profissional.

Regras de avaliação

O método de avaliação será por avaliação contínua, ou seja, através da realização de trabalhos individuais ou de grupo, projetos, quizzes, testes/exames, etc. 

Cabe a cada docente de cada Unidade Curricular (UC) definir, ao início de cada ano letivo, como será feita a avaliação nas suas UCs, esta informação é depois disponibilizada através da plataforma de aluno.

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
200187 Estratégia e Inovação em Marketing 7.5
200197 Gestão de Marca 3.5
200196 Marketing Digital e Comércio Eletrónico 7.5
Opções
200204 Análise de Redes Sociais 3.5
200268 Applied Network Analysis 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200201 Ciência dos Dados para Marketing 7.5
200163 Desenho Experimental 4.0
200014 Gestão de Processos de Negócio 7.5
200070 Gestão dos Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200189 Métodos Analíticos Descritivos em Marketing 7.5
400082 Métodos Analíticos Digitais 7.5
200192 Privacidade de Dados, Segurança e Ética 4.0
200324 Transformação Digital 7.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
200170 Comportamento do Consumidor 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200188 Métodos Analíticos e Engenharia de Marketing 7.5
Opções
200203 Aprendizagem Automática em Marketing 7.5
200202 Big Data para Marketing 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
200162 Data Visualization 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 3.5
200316 IA Generativa Aplicada ao Marketing 3.5
400081 Métodos Analíticos para Redes Sociais 7.5
200190 Métodos Analíticos Preditivos em Marketing 7.5
200200 Otimização de Motores de Pesquisa 4.0
200296 Process Mining Powered By Nokia 7.5
200184 Teoria e Métodos de Amostragem 7.5
200298 Tomada de decisão orientada por dados 4.0
200194 Transformação Digital 3.5
200317 UX Research 7.5