Estatistica I
Objetivos
Esta disciplina(*) permitirá melhorar o raciocínio analítico e a utilização de aplicações informáticas, promovendo as relações interpessoais e trabalho em grupo, assim como a experiência de aprendizagem em ambiente interdisciplinar.
Analisar dados reais do ponto de vista e com as necessidades de um investigador.
A. Conhecimento e
compreensão
Aplicar o
conhecimento e as novas ferramentas (matemáticas e estatisticas) para analisar
dados (num ambiente de inferência) para
produzir informação de apoio a decisão.
B. Tópicos e competências específicas, incluem:
- Amostra vs
População estatística
- Parâmetros,
Estimativas, lntervalos de confiança e Testes de Hipóteses
- Teorema do
Limite Central
- lndependência,
Correlação, Causa e Efeito
- Análise de
Contingência
- ANOVA
- Regressão Linear
(*2023-2024. A ficha atualizada da disciplina (FUC) será disponibilizada aos alunos no início de cada período letivo)
Caracterização geral
Código
6304
Créditos
3,5
Professor responsável
TBA
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Newbold, Carlson and Thorne Statistics for Business and Economics, 8th Edition, Pearson Education, 2013
Other editions of this book (6th and 7th) may also be used (the numbering of the chapters and exercises being different).
Online resources: http://wps.prenhall.com/bp_newbold_statbuse_ 6/53/13699/3507189.cwlindex.html
Método de ensino
Nesta disciplina os
alunos são encorajados a adoptar a filosofia de trabalho BYOD (bring your own
device) (/Phones, Smartphones, /Pads, Portateis) na aula: e tem de estar
conectados, pelo menos ao moodle.
O curso decorre
usando argumentos reais - Casos de Estudo - que, naturalmente, criam a ecessidade
de utilizar técnicas de ambito estatistico. O aluno aprendera a técnica porque
precisa dela para resolver problemas reais.
As aulas terão momentos de aprendizagem individual e em grupo. Em todas, o aluno e avaliado pelo esforço desenvolvido e pelo nível de conhecimento adquirido. Na ultima aula será preparado um Workshop em que os alunos apresentarão o resultado do seu trabalho durante o curso.
Método de avaliação
A avaliação das unidades curriculares é tipicamente efectuada numa escala quantitativa de zero a vinte valores (considera-se aprovada uma unidade curricular cuja classificação seja igual ou superior a 10 valores). Pode ser também usada uma nota qualitativa com as classificações de Aprovado/ Reprovado.
Conteúdo
Um investigador tem, muitas vezes, a necessidade de, usando dados relativos a amostras, investigar relações entre variáveis (quantitativas ou qualitativas), com o objetivo de propor modelos para efetuar previsões, ou apenas para entender a forma como as variáveis se relacionam. Os tópicos principais incluem: inferência estatística e distribuições, análise de contingência, análise de variância, regressao linear simples e multipla. Para agilizar a aplicação dos algoritmos associados as diferentes técnicas utilizar-se-ao aplicações como o Excel, o Gretl (gratuito) e oSPSS.