Tecnologias em Agricultura de Precisão

Objetivos educativos

O Mestrado em Tecnologias em Agricultura de Precisão é oferecido conjuntamente pela NOVA FCT e pela Universidade de Évora. Assim, o primeiro semestre funcionará nas instalações da NOVA FCT e o segundo semestre, na Universidade de Évora.

Este Mestrado oferece uma vantagem competitiva altamente diferenciadora, fugindo à formação tradicional, na medida em que alia a capacidade técnica e científica à inovação tecnológica. A aplicação destas valências, aplicadas ao setor agrícola, traduzem uma resposta eficaz às novas exigências do setor, associando processos eficientes, ambientalmente sustentáveis, que promovem elevados índices de rentabilidade agrícola.

O Mestrado em Tecnologias em Agricultura de Precisão distingue-se de outros na área científica de Agronomia, pois consiste na aplicação de tecnologias inovadoras no processo de produção e cultivo na agricultura convencional e de conservação; na utilização de ferramentas digitais para uma gestão eficiente e sustentável da propriedade; e na aplicação de técnicas de cultivo em condições climáticas extremas com otimização e rendimento na utilização de recursos naturais (solo e água).

Porquê este mestrado?

  • Formação diferenciadora que reúne skills científicos, técnicos e de inovação tecnológica para um desenvolvimento sustentável do setor agrícola.
  • Grande flexibilidade: consoante as Unidades Curriculares, algumas aulas são lecionadas à distância e em horário compacto em um ou dois dias na semana, incluindo o sábado;
  • Valência e experiência em duas Universidades de prestígio (NOVA FCT e Universidade de Évora);
  • Os profissionais deste Mestrado integram-se muito facilmente no mercado de trabalho, sendo diferenciadores dos profissionais com os quais competem, com uma formação maioritariamente tradicional.

Saídas profissionais

  • Empresas de prestação de serviços e consultoria na gestão e produção agrícola e animal;
  • Empresas e indústrias a operar em atividades de investigação e desenvolvimento;
  • Projetos para o desenvolvimento e consolidação do setor produtivo nacional;
  • Serviços da administração pública relacionados com o Ministério da Agricultura.

Caracterização geral

Código DGES

1019

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso ao 3.º ciclo

Coordenador

Maria Manuela Malhado Simões Ribeiro

Data de abertura

Setembro

Número máximo de admissões

10

Propinas

Estudantes nacionais: 2000 euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual

Horários

Presencial, online, diurno e noturno, consoante o regime de funcionamento das Unidades Curriculares lecionadas na NOVA FCT e na Universidade de Évora.

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos

Créditos totais: 120 ECTS

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Tecnologia Agroalimentar TA 12 -
Ciências da Terra CT 3 -
Engenharia Rural ER 30 -
Ciências de Engenharia CE 15 -
Tecnologia Agroalimentar ou Engenharia Rural TA / ER 60 -
TOTAL 120 0

Condições de acesso

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em ciências naturais, agronomia, tecnológicas agroalimentares ou áreas afins;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo nas áreas científicas referidas no ponto anterior;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro nas áreas científicas referidas no primeiro ponto, em cima, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelos Conselhos Científicos da NOVA FCT ou ECT-UEv;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional nas áreas científicas referidas no primeiro ponto em cima, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão legal competente da Instituição Coordenadora, por proposta da Comissão Científica do Mestrado em Tecnologias em Agricultura de Precisão;
  • Recém licenciados ou profissionais do setor da produção agrícola e animal.

Critérios de seriação

  • Classificação de curso;
  • Currículo académico e científico;
  • Currículo profissional;
  • Eventual entrevista.

Regras de avaliação

A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.

A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.

Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).

Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.  

Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.

A disciplina de Dissertação (ou Projeto) compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.

Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados)