Mestrado em Políticas Públicas e Inteligência de Dados
Objetivos educativos
- Compreender os princípios fundamentais das políticas públicas e a sua relação com a ciência de dados;
- Aplicar técnicas analíticas avançadas para apoiar a formulação e avaliação de políticas públicas;
- Integrar abordagens de inteligência artificial e machine learning no desenvolvimento de políticas baseadas em evidência;
- Implementar modelos de governança de dados para otimizar a gestão pública e a transparência;
- Avaliar o impacto de políticas públicas através de métodos quantitativos e qualitativos;
- Compreender as implicações éticas e legais do uso de dados em políticas públicas;
- Desenvolver competências estratégicas para a gestão da inovação e transformação digital na administração pública.
Caracterização geral
Código DGES
4985
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestrado
Acesso a outros cursos
Este curso confere acesso a Doutoramento.
Coordenador
A disponibilizar brevemente
Data de abertura
Setembro de 2026
Número máximo de admissões
30
Propinas
12.000 euros para candidatos de nacionalidade de um país membro da União Europeia; 15.000 euros para candidatos de outras nacionalidades.
Horários
Segundas-Feiras 9h às 18h
Idioma de ensino
Português
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Para a conclusão da parte curricular é necessária a obtenção de um mínimo de 30 ECTS. A parte curricular do curso decorre durante um semestre.
A obtenção do grau de Mestre, implica a elaboração de um trabalho final, realizado durante o segundo semestre do curso, a que correspondem 30 ECTS.
Condições de acesso
São consideradas as condições de ingresso definidas na legislação em vigor, acrescidas das seguintes condições específicas: - Grau de licenciatura - Domínio da língua inglesa - Experiência profissional mínima de 5 anos, relevante na área de formação do curso ou áreas conexas. Os candidatos que cumpram os requisitos académicos e curriculares serão selecionados considerando a experiência profissional, classificação académica, motivação apresentada e, se aplicável, uma entrevista de avaliação. Serão admitidos, preferencialmente, profissionais das áreas de Administração Pública, Economia, Gestão, Ciência Política, Estatística, Engenharia, e Gestão de Informação, que pretendam aprofundar competências em políticas públicas sustentadas por dados e metodologias analíticas. Candidaturas: Para que a candidatura seja considerada completa, é necessário preencher o formulário disponível no Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae (CV) e do Certificado de Habilitações, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 euros) e submeter o processo. A seleção dos candidatos é realizada através da análise dos pré-requisitos e do percurso académico e profissional. O Júri de Seleção poderá decidir convocar os candidatos para uma entrevista de triagem. Os candidatos que ultrapassarem esta fase realizarão sempre uma entrevista com o(s) coordenador(es) do curso, etapa obrigatória do processo de admissão. As candidaturas para o ano letivo de 2026/2027 abrem a 1 de janeiro de 2026 e permanecerão abertas até ao preenchimento das vagas disponíveis. Para mais informações, consulte o website da NOVA IMS: https://novaims.unl.pt/pt/ensino/cursos/formacao-de-executivos/mestrados-executivos/
Regras de avaliação
O método de avaliação será por avaliação contínua, ou seja, através da realização de trabalhos individuais ou de grupo, projetos, quizzes, testes/exames, etc. Cabe a cada docente de cada Unidade Curricular (UC) definir, ao início de cada ano letivo, como será feita a avaliação nas suas UCs, esta informação é depois disponibilizada através da plataforma de aluno.
Estrutura
| 1.º ano - Obrigatórias | ||
|---|---|---|
| Código | Nome | ECTS |
| 200371 | Avaliação de Impacto e Inteligência Artificial | 4 |
| 200372 | Cidades e Territórios Inteligentes e Sustentáveis | 4 |
| 200373 | Ciência de Dados para Políticas Públicas | 4 |
| 200374 | Desenho de Políticas e Serviços | 4 |
| 200375 | Governança de Dados | 4 |
| 200326 | Novos Horizontes | 3 |
| 200377 | Projeto Final de Políticas Públicas | 4 |
| 200376 | Regulamentação Inteligente | 4 |
| 200334 | Trabalho de Projeto Final | 30 |